RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Projetos de pesquisa reforçam funcionalidades do RNP2

Rede piloto IPv6 está conectada à Internet2


A RNP traçou, para 2001, uma série de projetos de pesquisa em rede. Alguns, como o projeto piloto IPv6, são desdobramento de trabalhos que já eram feitos desde antes do backbone RNP2; outros, como o projeto QoS, surgiram justamente para serem aplicados no novo backbone ou para otimizarem seu uso.

Ao todo, a RNP se comprometeu com o Ministério da Ciência e Tecnologia a executar cinco projetos de pesquisa. São eles: Serviço Internet de Produção; Serviços de Rede para Aplicações Internet Inovadoras; Rede IPv6 Experimental; Hierarquia de Cache; e Segurança de Redes e Sistemas. Alguns se desmembram em múltiplas ações. Dentro de Serviço Internet de Produção, por exemplo, há: gerência de rede IP tradicional; estatísticas e análise de tráfego no RNP2; gerência ATM; serviço de diretório; suporte a operação dos Pontos de Presença do backbone (PoPs); conexão à Internet2; e manutenção de website com informações sobre a operação da rede. Para atingir os objetivos do projeto, várias ferramentas foram testadas e implantadas e algumas rotinas foram adotadas, como o uso do Request Tracker — sistema de gerenciamento de chamada — no atendimento aos PoPs.

Dos projetos elencados destacam-se a rede IPv6 experimental e os serviços de rede para aplicações inovadoras. O primeiro por trabalhar com o protocolo Internet que irá substituir o IPv4, atualmente em uso e com uma série de limitações; o segundo, por criar meios de uso da rede por aplicações que requerem um serviço diferenciado.

IPv6: a Internet de próxima geração

A RNP recebeu, em agosto, seu primeiro bloco de endereços IPv6 de produção, o qual foi usado na configuração da rede experimental. Esta rede começou a funcionar em outubro, unindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Desde 1998, a RNP estuda o protocolo IPv6 através da rede Br6Bone. A diferença é que, no Br6Bone, o tráfego era feito de forma tunelada, isto é, os pacotes IPv6 eram convertidos na origem para IPv4 e reconvertidos para IPv6 no destino. Na rede experimental não há conversão. É o que se chama de uma rede IPv6 nativa: do início ao fim, o tráfego é feito usando o novo protocolo. Em novembro, a rede piloto estabeleceu túneis IPv6 com as redes Internet2 (norte-americana) e Renater (francesa).

As vantagens do protocolo IPv6 vão desde a capacidade de endereçamento — quatro bilhões de vezes maior do que com o IPv4 — até a qualidade de serviço e a segurança. Em última instância, é o IPv6 que vai permitir que milhões de celulares, geladeiras, automóveis e uma imensa gama de eletrodomésticos possuam um endereço IP, possibilitando que sejam conectados à Internet.

QoS, multicast e vídeo interativo

Foram implantadas redes experimentais também para testes de tráfego multicast e de ferramentas de qualidade de serviço (QoS). Ambas cumprem papel importante na geração de estratégias para uso de multicast e QoS em todo o backbone RNP2. A relevância dos dois projetos está destacada em uma página do website da RNP. Em ambos os casos, além das respectivas redes experimentais, foram feitas configurações pontuais no backbone atendendo a demandas de instituições usuárias.

A implantação de qualidade de serviço no backbone é essencial para o sucesso de aplicações avançadas, como telemedicina, videoconferência e VoIP (voz sobre IP ou telefonia sobre IP). Estas aplicações demandam, além de grande largura de banda, um serviço diferenciado com o fim de evitar interrupções ou perda de pacotes na transmissão dos dados. Quanto à tecnologia multicast, ela é essencial em aplicações que se utilizam de recursos multimídia em tempo real, como videoconferência e educação a distância. Com esta tecnologia, a fonte de tráfego envia uma única cópia dos pacotes para um endereço de grupo multicast. A infra-estrutura de rede replica estes pacotes de forma inteligente, encaminhando os dados de acordo com a topologia de receptores interessados naquela informação. Isto gera benefícios como economia de recursos e conseqüente otimização da rede.

Ainda na área de serviços de rede para aplicações Internet inovadoras, foi criado o piloto de vídeo interativo, o qual visa a implementação de procedimentos e recursos técnicos para experimentos com videoconferência e similares, enfatizando o uso de transmissão IP multicast.

[RNP, 21.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Piloto da RNP tem túneis IPv6 com redes estrangeiras

Conexões com Internet2 e Renater permitem acesso direto a outras redes IPv6

[RNP, 07.12.2001]

Piloto de QoS terá testes até o fim do ano

Projeto é divulgado no site da RNP

[RNP, 23.11.2001]

RNP começou a divisão dos blocos de IPv6

Brasil é o primeiro país da América do Sul e o segundo da América Latina a ter endereços IPv6 de produção

[RNP, 17.09.2001]