RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

NewsGeneration em nova fase

Está no ar a quinta edição deste ano


O NewsGeneration, boletim eletrônico da RNP sobre tecnologia de redes, tem passado por modificações constantes, sempre com o objetivo de aprimorar a publicação. A última mudança aconteceu por uma necessidade estrutural: em julho, Ari Frazão Júnior, que comandava o "NewsGen" desde o primeiro número, deixou o cargo para assumir a gerência do Centro de Engenharia e Operações da RNP. Em seu lugar entrou Marcus Vinicius Mannarino, atual gerente do Centro de Informações. Para ajudá-lo nesta tarefa está sendo criado um conselho editorial.

— Nossa meta é elevar ainda mais o conceito que o NewsGeneration conquistou junto aos leitores ao longo dos cinco anos de existência — diz Mannarino.

A última edição do "NewsGen", no ar desde 24 de outubro, traz artigos de dois técnicos e de um ex-colaborador da RNP. Alex Soares, colaborador do NewsGeneration desde o primeiro número, escreve suas últimas "Dicas na Configuração do Protocolo BGP-4", iniciadas em janeiro deste ano. Neste artigo, são apresentadas características e funcionalidades fundamentais para a operação do protocolo BGP-4. Segundo o autor, "estas características permitem economias em termos de simplicidade na configuração e operação, preservam recursos como memória e CPU dos roteadores - poupando alguns milhares de dólares em equipamentos - além de proporcionarem um uso mais econômico da banda de rede disponível". Alex Soares foi da equipe de suporte da RNP no Rio de Janeiro e hoje atua em projetos de engenharia e arquitetura de redes do Tnext Data Center, empresa do grupo Telemar. Em novembro ele estará ministrando o curso de administração de sistemas que a RNP montou para o público externo.

O artigo de Euricelia Viana, da equipe do Serviço de Suporte a Informações da RNP, fala sobre configuração e instalação de ambientes de correio eletrônico de código aberto, como o Sendmail. A autora apresenta também uma seqüência de passos necessários para a migração de um servidor baseado em Microsoft Exchange Server para este novo ambiente e justifica a escolha por um aplicativo de código aberto no lugar de softwares proprietários.

Por fim, há o texto de Sidney Lucena, técnico do Centro de Engenharia e Operações da RNP, sobre ferramentas de abertura de chamado (trouble ticket). O artigo apresenta vantagens e funcionalidades gerais das ferramentas automáticas de atendimento a chamadas de suporte. O autor traz exemplos de várias ferramentas de domínio público e oferece um guia para instalação, configuração e administração do Request Tracker, ferramenta usada na RNP.

[RNP, 29.10.2001]

Consulta em noticias