RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

NSF investe US$ 12 milhões em middleware

III Workshop RNP2 discutiu o tema em trilha técnica


A National Science Foundation (NSF) destinou cerca de 12 milhões de dólares para serem investidos em middleware, tipo de software que permite o compartilhamento de aplicações, laboratórios, dados e instrumentos científicos por diversos usuários através da Internet.

O projeto levou o nome de NSF Middleware Initiative (NMI) e tem por objetivo desenvolver serviços avançados que facilitarão o acesso a recursos disponíveis nas redes de alto desempenho. Alguns exemplos: os cientistas poderão compartilhar telescópios, aceleradores de partículas e supercomputadores, além de terem acesso eficiente a recursos mais simples como bases de dados e diretórios.

Foram constituídos dois grupos principais para conduzirem o projeto: o GRIDS Center (Centro de Pesquisa, Integração, Aplicação e Suporte de Grades de Computadores) e um time formado pelo consórcio Internet2. O GRIDS trabalhará no planejamento, desenvolvimento, coordenação, verificação, aplicação e disseminação destes novos serviços de middleware para os laboratórios de pesquisa e universidades. O grupo da Internet2 se concentrará também na integração da infra-estrutura dos campi e desktops, provendo dispositivos de teste e certificando os usuários na comunidade acadêmica.

O GRIDS Center é uma parceria entre o Instituto de Ciências da Informação (ISI) da Universidade do Sul da Califórnia, a Universidade de Chicago, o Centro Nacional para Aplicações em Supercomputação da Universidade de Illinois (NCSA), a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e a Universidade de Wisconsin. O grupo liderado pela Internet2 inclui o EDUCAUSE, organização voltada para o uso das tecnologias da informação no ensino superior; e a SURA, consórcio de pesquisa formado por 59 universidades do sudeste dos Estados Unidos.

RNP estimula pesquisa em middleware

O Comitê Gestor da RNP propôs a formação de cinco grupos para trabalhar em colaboração com projetos de pesquisa do consórcio Internet2: engenharia (QoS/Redes); medições e desempenho; middleware (PKI); vídeo digital; e educação a distância. Em 2000, o professor José Augusto Suruagy (Universidade Salvador - Unifacs), integrante do grupo de middleware, falou ao público do II Workshop RNP2 sobre as atividades desenvolvidas pela rede norte-americana na área. Este ano, a RNP deu mais um passo incluindo, no III Workshop RNP2, uma trilha técnica exclusiva para middleware. O coordenador da trilha foi o professor Michael Stanton, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A programação ficou concentrada em tutoriais e apresentação de experiências, uma vez que o trabalho desenvolvido pela comunidade RNP2 na área ainda era pequeno.


mais informações:

Internet "Middleware" Gets $12 Million Boost from NSF
Three-year awards for R&D into tools for Internet collaboration
[NSF, 24.09.01]

$12 Million Middleware Initiative Will Aid Scientific Discovery and Education
[I2-NEWS, 09/24/01]

Sobre Middleware:

STANTON, Michael. O que é Middleware. III WRNP2, maio de 2001 (Palestra). Disponível em: http://www.rnp.br/wrnp2/ 2001/palestras_middleware/pal_middl_01.pdf

MOURA, Maria Teresa. Atividades em Middleware da RNP. III WRNP2, maio de 2001 (Palestra). Disponível em: http://www.rnp.br/wrnp2/2001/palestras_middleware/ pal_middl_06.pdf

[RNP, 27.09.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

III Workshop RNP2 tem trilha técnica sobre middleware

Ainda há vagas disponíveis e inscrições são gratuitas

[RNP, 15.05.2002]