RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Servidor NTP stratum 1 da RNP tem acesso restrito

Hierarquia de servidores garante estabilidade do serviço


Em julho de 2000 a RNP implantou o primeiro serviço Network Time Protocol (NTP) stratum 1 brasileiro de que se tem notícia (veja notícias relacionadas). No começo, o acesso era livre: qualquer servidor podia sincronizar com o stratum 1 da RNP. A intenção era tornar o serviço conhecido e incentivar a construção da hierarquia NTP. Hoje, com 28 servidores stratum 2 conectados ao stratum 1 da RNP, o acesso, que é gratuito, está restrito aos que quiserem oferecer este tipo de serviço, segundo a política traçada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).

Os servidores NTP stratum 1 fornecem uma referência de tempo de altíssima precisão, permitindo a sincronização de equipamentos em rede. Esta precisão é crucial para a segurança da rede e a garantia dos serviços prestados nela. O servidor da RNP utiliza um receptor GPS (Global Positioning System) como relógio de referência.

Ainda no final do ano passado a RNP começou a implantar uma hierarquia de servidores NTP stratum 2 com base no stratum 1 instalado no Ponto de Presença da RNP em Brasília. Fazem parte desta hierarquia os pontos de presença e os núcleos de apoio da RNP, redes estaduais e outras redes com capacidade técnica e número significativo de usuários. Estas instituições/unidades deverão propiciar a criação de servidores NTP stratum 3 nas redes clientes.

A política de acesso restrito ao stratum 1 tem a função de garantir a eficiência através da distribuição da carga de processamento pelos servidores stratum 2 e 3, assegurando um serviço mais confiável para o usuário final.

[RNP, 06.07.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP começa a implantar hierarquia para serviço NTP

Primeiros servidores stratum 2 entram em operação

[RNP, 11.03.2001]

RNP lança manual para implementação de serviço Network Time Protocol em redes locais

Próxima meta do CAIS é estabelecer hierarquia de servidores

[RNP, 02.10.2000]

Servidor Network Time Protocol da RNP fornece hora certa

Novo serviço é totalmente gratuito

[RNP, 17.07.2000]