RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Acordo entre Global Crossing e Universidade Internacional da Flórida garante conexão do RNP2 ao projeto AMPATH

Enlace internacional de 45 Mbps ampliará capacidade de comunicação com Internet2


A RNP está mais perto de conseguir uma nova conexão internacional de 45 Mbps. No último dia 28 de junho, Global Crossing e Universidade Internacional da Flórida (FIU) anunciaram na lista de notícias do consórcio Internet2 a participação da rede acadêmica brasileira no projeto Americas Path Network (AMPATH).

A Global Crossing - uma operadora de telecomunicações com alcance por todo o continente americano, Europa Ocidental e leste da Ásia - concedeu ao projeto AMPATH 10 links DS3 para conexão de redes educacionais latino-americanas ao backbone do projeto Internet2, nos Estados Unidos. A RNP terá acesso a uma destas linhas. Cada link DS3 opera a 45 Mbps.

"A FIU está muito animada com a participação da RNP no projeto AMPATH", disse o reitor da Universidade Internacional da Flórida, Mark B. Rosenberg, na nota distribuída aos integrantes da Internet2. "As universidades brasileiras têm muito a oferecer em ciência e aplicações de ensino a distância. Nós estamos ansiosos para ter a rede AMPATH conectando as comunidades brasileiras de pesquisa e educação a seus colaboradores norte-americanos e internacionais", acrescentou Rosenberg.

A RNP também está animada e confiante no progresso da cooperação internacional e, principalmente, na participação de outras redes educacionais latino-americanas no projeto AMPATH. É o que garante o diretor geral da instituição, Nelson Simões. A linha doada pela Global Crossing ligará o Ponto de Presença da RNP no Rio de Janeiro ao GigaPoP da Flórida - operado pela FIU -, estabelecendo a comunicação entre os backbones RNP2 e Abilene, o principal do projeto Internet2. Este enlace será usado apenas para interconexão e colaboração entre redes acadêmicas no desenvolvimento de novas aplicações.

Em fevereiro, a RNP contratou um link de 155 Mbps, ampliando a capacidade de tráfego com os Estados Unidos em quase 20 vezes. Este link já está sendo usado para tráfego Internet de produção e será também conectado à Internet2 através do STAR TAP de Chicago.


mais informações:

AMPATH to connect RNP of Brazil
Global Crossing, FIU Create High-Tech Link To Top Brazil Research Center
[I2-NEWS, 04.07.01]

[RNP, 06.07.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP inaugurou link internacional de 155 Mbps

Novo enlace possibilitará acesso à Internet2

[RNP, 19.02.2001]

Global Crossing inaugura operação de cabo submarino de fibra óptica no Rio de Janeiro

RNP vai ganhar enlace internacional gratuito para conexão ao Internet2

[RNP, 08.12.2000]