RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

DynaVideo é apresentado em palestra e experimentado durante o evento


A ReMAV Natal, ou NatalNet, desenvolveu um sistema de vídeo sob demanda (VoD). Batizado de DynaVideo, a aplicação foi utilizada no experimento de transmissão de um programa de TV produzido pela TV Universitária da UFRN para a TV Cultura de Forianópolis através de um canal de 6 Mbps exclusivo e, ainda, na transmissão direta da programação da TVU, durante todo o SBRC, para um dos stands montados no hall da Reitoria da UFSC. O DynaVideo foi desenvolvido para disponibilizar o acervo de vídeos da TVU (TV Universitária da UFRN) sob demanda para usuários conectados à rede NatalNet, um dos projetos originais do consórcio.

  • Propus, durante a última reunião da Associação Brasileira de TVs públicas, que estendêssemos este projeto para todas as TVs públicas no Brasil. A proposta foi aprovada na reunião. Estamos trabalhando na elaboração de um projeto para buscar fundos junto ao Programa Sociedade da Informação e viabilizar a ligação das TVs à rede da RNP, anunciou o coordenador da NatalNet, Guido Lemos.

Guido, que fez a apresentação do projeto na tarde do dia 21, explicou como foi feita a transmissão:

  • O vídeo é codificado em MPEG-2 e transmitido ao vivo em um canal ATM CBR de 6 Mbps. Estamos transmitindo IP encapsulado em ATM e usamos o DynaVideo, que desenvolvemos na ReMAV de Natal, como o servidor de vídeo.

Essa experiência envolveu equipes de pesquisadores e técnicos das ReMAVs Natal e Florianópolis, dos PoPs nos dois estados (PoP-RN e PoP-SC) e das universidades federais do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina - UFRN e UFSC, sob a coordenação do analista Edison Melo, coordenador da ReMAV Florianópolis e do professor Guido Lemos, coordenador da ReMAV Natal.

Outro experimento realizado durante o evento permitiu que várias pessoas assistissem a parte das programações do III WRNP2 e do SBRC-2001. As transmissões foram feitas em modo unicast e em modo multicast. A transmissão em unicast podia ser acompanhada por usuários Internet em geral. Já os pacotes multicast foram recebidos apenas por usuários do RNP2 nas regiões cujos PoPs haviam configurado seus equipamentos para esse tipo de transmissão: RS, MG, RJ, SC, PE e DF. As imagens captadas no auditório da Reitoria eram geradas em vídeo digital no formato MPEG-2 com resolução semelhante à HDTV, padrão de qualidade de imagem de alta definição. As transmissões foram feitas em tempo real, através do RNP2 com configuração de serviço IP diferenciado (reserva de largura de banda) para garantir o tráfego dos pacotes.

[RNP, 08.06.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso

Programa da TV Universitária de Natal foi exibido em Santa Catarina graças a rede da RNP

[RNP, 24.05.2001]