RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Engenharia de redes atrai interesse


As outras duas áreas temáticas tiveram resultados mais adiantados. O professor Suruagy, integrante do comitê de programa do III WRNP2, analisou propostas na área de engenharia de redes e afirmou que "o importante não foi só ver os resultados mas, principalmente, discutir o que poderá ser feito de forma colaborativa em nível nacional."

De fato, alguns projetos atraíram o interesse de diversos pesquisadores. Dois trabalhos apresentados por técnicos da RNP, por exemplo, tiveram endereços eletrônicos divulgados a pedidos.

O projeto IPv6 na RNP foi apresentado por Marcel Faria, do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP. Desde 1997 a RNP desenvolve pesquisas sobre o protocolo IPv6, sucessor do atual IPv4 na função de protocolo de funções básicas de roteamento de pacotes na Internet, tendo inclusive criado o BR6Bone, um backbone IPv6 virtual. O projeto prevê, agora, a criação de um piloto de serviço IPv6 com algumas conexões nativas. A lista do projeto é ipv6@rnp.br e orientações sobre assinatura estão na página http://www.6bone.rnp.br/lista-ipv6.html.

Outro trabalho que atraiu a atenção foi "RNP2: Piloto Multicast", apresentado por Adenilson Raniery, outro técnico do CEO da RNP. O objetivo deste é implementar uma infra-estrutura de rede para suporte a transmissões multicast em todo o backbone RNP2. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail multicast-info@rnp.br.

Além destes, o público conheceu projetos sobre uso de qualidade de serviço sobre redes ATM, gerência de redes e medições de tráfego.

O Centro de Engenharia e Operações da RNP também desenvolve um trabalho em qualidade de serviço. Os responsáveis pelo projeto podem ser contactados através do endereço qos-info@rnp.br.

[RNP, 08.06.2001]

Consulta em noticias