RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participou de oficina para inclusão digital

Relatório final está disponível para consulta pública


Nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio, governo, organizações não governamentais (ONGs) e iniciativa privada estiveram reunidos em Brasília traçando propostas para a inserção dos brasileiros na era digital. O evento foi promovido pelo Comitê Executivo do Governo Eletrônico (e-gov) e organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O documento final produzido pelos participantes da Oficina para a Inclusão Digital está disponível para consulta pública e pode ser encontrado no site www.governoeletronico.gov.br.

A oficina foi dividida em três temas principais: cidadania, educação e infra-estrutura. Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Pedro Parente, e do Planejamento, Martus Tavares; os coordenadores do Programa Sociedade da Informação, Tadao Takahashi, e do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Ivan Moura Campos; representantes do terceiro setor, como Rodrigo Baggio, do Comitê para a Democratização da Informática, e Julio Botelho, consultor de ensino a distância da Rede de Informações do Terceiro Setor, entre outras pessoas de destaque. Empresas, governos, ONGs e membros da comunidade acadêmica apresentaram painéis e palestras ao longo do evento.

Os 19 grupos de trabalho (GTs) criados se reuniram durante três dias e produziram, cada um, um relatório de suas discussões. Estes relatórios, contendo premissas e propostas, foram reunidos por uma comissão de sistematização em um texto único apresentado em plenária no último dia do evento. O resultado das discussões em plenária poderá ser consultado pela sociedade durante um mês.

O documento final servirá de base para o Manifesto para a Inclusão Digital, a ser elaborado na Feira Mundial de Inclusão Digital, que acontecerá em outubro, também em Brasília. Nas palavras dos organizadores do evento, este documento "norteará a elaboração das políticas públicas necessárias à inclusão das camadas desfavorecidas de nossa sociedade na Era da Informação."

A RNP participou do GT Diretrizes para a Elaboração de Sites Públicos (veja as propostas apresentadas pela RNP clicando aqui). Não é a primeira vez que a instituição colabora em uma iniciativa deste tipo. Em outubro do ano passado, técnicos do Centro de Informações da RNP apresentaram o artigo "Indicadores de Avaliação de Websites" no IHC 2000, III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. O trabalho propunha indicadores e critérios para a avaliação de websites, considerando fatores de planejamento, gestão da informação, design e avaliação de usabilidade.

Governo, ONGs e empresas montaram diversos stands no evento


mais informações:

O que é Inclusão Digital?
[Inclusão Digital, abril de 2001]

Administração Pública e Sociedade da Informação: como anda o governo eletrônico?
[NewsGeneration, volume 5, número 1]

[RNP, 25.05.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Técnico do Centro de Informações da RNP participa de GT sobre Diretrizes para Elaboração de Sites Governamentais

[RNP, 25.05.2001]

Governo organiza encontro sobre inclusão digital

Oficina preparará documento para evento internacional

[RNP, 10.05.2001]