RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Técnico do Centro de Informações da RNP participa de GT sobre Diretrizes para Elaboração de Sites Governamentais


Um técnico da equipe de design do Centro de Informações da RNP, Clorisval Pereira Júnior, participou do Grupo de Trabalho sobre Diretrizes para Elaboração de Sites Governamentais na Oficina para a Inclusão Digital. O evento foi organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, nos dias 14 a 17 de maio de 2001. O objetivo era discutir as questões da universalização dos serviços Internet.

Dentre as propostas apresentadas, Pereira Júnior ressalta principalmente a necessidade de se garantir a acessibilidade e usabilidade dos sites. É importante dar condições de navegação e uso dos recursos do site a qualquer pessoa, a fim de garantir a universalização dos serviços e a inclusão digital.

A principal preocupação está relacionada com as pessoas portadoras de deficiência (PPD). "É fundamental garantir que pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora tenham condição de acesso ao conteúdo disponível nas páginas web. E mais ainda, este conceito deve ser considerado de forma mais ampla, levando em conta a acessibilidade universal: os conteúdos web devem permitir acesso a qualquer tipo de computador, sistema operacional ou aplicativos de software se o Governo deseja tornar seus serviços acessíveis a toda a população", explica Pereira Júnior.

Outro conceito importante é o da usabilidade. Diz respeito à garantia de eficiência e eficácia na execução das tarefas. Segundo o designer, em um website eficaz as pessoas são capazes de atingir seus objetivos de forma eficiente e efetiva, com a menor dificuldade possível.

Além destes dois aspectos principais, também foram observados outros fatores a serem considerados no sentido de permitir uma boa utilização dos sites do governo pela população. É importante que todo o conteúdo necessário para prestação de um serviço em um website esteja disponível no próprio site. Canais de informação e comunicação devem existir para permitir a orientação e esclarecimento de dúvidas por aqueles que encontrarem dificuldades. É importante deixar sempre transparente quem é o responsável pelo conteúdo publicado no site. Para garantir o controle de qualidade devem ser realizadas avaliações constantes e sistemáticas.

O representante da RNP na Oficina para a Inclusão Digital apresentou algumas propostas para serem analisadas no evento, como a criação de uma comissão que defina normas de acessibilidade, a elaboração de uma cartilha e o desenvolvimento de modelos de controle de qualidade.

Proposta 1
Comissão para definir normas de acessibilidade para os sites governamentais

Foi sugerida a adoção das Diretrizes para Acessibilidade em Conteúdo Web desenvolvidas pela Web Accessibility Initiative (WAI) do World Wide Web Consortium (W3C) como um modelo. Foi discutida a possibilidade de se criar um comitê para avaliar a necessidade de tais diretrizes serem adaptadas para a realidade específica dos sites governamentais do Brasil.

A Rede Nacional de Pesquisa já tem atuado nessa área específica. Em 1999, prestou consultoria à Rede Solidariedade Apoio Comunicação e Informação (SACI) sobre como implementar as diretrizes de acessibilidade do WAI/W3C em seu website. Atualmente a RNP está desenvolvendo um estudo sobre os modelos de políticas de acessibilidade atualmente adotados nos países que já integraram as questões de acessibilidade em sua legislação.

Proposta 2
Cartilha sobre elaboração de websites

Diz respeito à criação de uma cartilha para distribuição a toda a esfera governamental, incluindo Estados e Municípios. Serviria para orientar e fornecer conceitos básicos às equipes que estivessem desenvolvendo websites governamentais, no sentido de garantir um mínimo de usabilidade.

Proposta 3
Modelos de avaliação e controle de qualidade em websites

A proposta é que se definam modelos de avaliação a fim de otimizar as verificações periódicas de qualidade dos sites.

A Rede Nacional de Pesquisa desenvolveu uma pesquisa nessa área durante o ano 2000. Pereira Júnior e Rodolfo Capeto, designers da RNP, desenvolveram uma metodologia para avaliação de websites considerando aspectos de planejamento, gestão da informação, design, usabilidade, conformidade e performance. Esta pesquisa gerou um artigo que foi publicado e apresentado no IHC 2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que aconteceu em outubro passado em Gramado, Rio Grande do Sul.


referências:

PEREIRA JR., C.; CAPETO, R.; Indicadores para avaliação de websites. Anais do IHC 2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Gramado, RS (2000)

Web Content Accessibility Guidelines 1.0. WAI/W3C Web Accessibilty Initiative. Recommendation 5-May-1999. http://www.w3.org/TR/WCAG10/

[RNP, 25.05.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP participou de oficina para inclusão digital

Relatório final está disponível para consulta pública

[RNP, 25.05.2001]