RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Videoconferência, Linux e Bind são temas do NewsGeneration de maio


A videoconferência, uma das principais aplicações das redes de alta velocidade, é o tema do primeiro artigo do NewsGeneration de maio (volume 5, número 3). Escrito dentro do projeto "Avaliação de Mecanismos de Gerenciamento em Videoconferência", desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos, o artigo tenta descrever as principais características dos modelos de comunicação para sistemas de videoconferência. Segundo os autores, a escolha entre os três modelos de comunicação - centralizado, descentralizado e híbrido - pode influenciar nos tipos de recursos a serem usados.

O segundo artigo foi redigido pelo próprio editor do boletim, Ari Frazão Júnior. O autor vale-se de sua experiência no Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco para exemplificar como o software gratuito pode ser usado em órgãos do governo. As restrições orçamentárias associadas à necessidade de informatização crescente das instituições públicas força o poder público a procurar soluções mais baratas para seus sistemas e redes de computadores. O sistema operacional Linux foi o caminho encontrado pela Secretaria de Informática do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região de Pernambuco. Além de ser gratuito (freeware) e ter o código aberto, foi levada em consideração a robustez do Linux.

O Bind (Berkeley Internet Name Domain) é uma aplicação de código aberto desenvolvida pelo Internet Software Consortium para o protocolo DNS (Domain Name System). O terceiro artigo do NewsGeneration deste mês explica quais foram as principais mudanças da versão 9 em relação a versão 8 do software, bem como a maneira correta de se configurar um servidor levando em consideração a segurança e desempenho do serviço de DNS.

[RNP, 18.05.2001]

Consulta em noticias