RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

TV Universitária da UFRN transmite para TV Cultura de Santa Catarina através de rede da RNP

Experimento é pontapé inicial para interconexão das ReMAVs


A RNP disponibilizou um canal ATM de 6 Mbps entre as ReMAVs de Natal e Florianópolis para experiências de transmissão de vídeo em rede avançada de computadores. O primeiro resultado prático desta experiência foi exibido em 4 de maio. O programa "O Brasil descobre a Internet2", transmitido diretamente do Rio Grande do Norte para a TV Cultura de Santa Catarina.

O vídeo, de 18 minutos, foi produzido pela TV Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (TVU) e transmitido através de uma linha ATM entre os Pontos de Presença da RNP nos dois estados. O sinal que saiu da ReMAV de Natal (NatalNet) chegou sem problemas até a ReMAV de Florianópolis (RMAV-FLN) e foi retransmitido por fibra óptica até a TV Cutura-SC. A experiência foi considerada um relativo sucesso: um problema técnico na TV Cultura impediu a transmissão broadcast para todo o estado.

Na terça-feira, 22 de maio, deve ser feita uma nova transmissão. O novo vídeo, produzido em conjunto pela TVU e pela TV Cultura-SC, é uma versão ampliada (30 minutos) do anterior. Desta vez o programa será exibido também em um stand no 19º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), que acontece paralelamente ao III Workshop RNP2. O 19º SBRC vai de 21 a 25 de maio. A programação da TVU estará sendo transmitida durante os cinco dias para este stand.

— O vídeo é codificado em MPEG-2 e transmitido ao vivo em um canal ATM CBR de 6 Mbps. Estamos transmitindo IP encapsulado em ATM e usamos um servidor de vídeo que desenvolvemos na ReMAV de Natal — conta Guido Lemos, coordenador da NatalNet.

O software criado ganhou o nome de DynaVideo (Dynamic Video Distribution Service) e foi implementado para trabalhar usando IP. Os técnicos de Natal pretendem desenvolver uma interface ATM nativa para o DynaVideo.

Link de 6 Mbps foi possível graças ao RNP2

O canal de 6 Mbps entre as ReMAVs de Natal e Florianópolis é exclusivo e não tem contato com o restante da rede nacional. Por ele passa apenas o tráfego deste projeto de transmissão de vídeo. O tráfego Internet de produção continua sendo feito normalmente através do backbone RNP2. A experiência com o backbone acadêmico nacional viabilizou a contratação desta nova linha junto à Embratel. O contrato feito com a operadora para a implementação do RNP2 facilita a instalação desta novas linhas experimentais.

Este deve ser apenas o primeiro passo para a interconexão das ReMAVs. Segundo o gerente do Centro de Engenharia e Operações da RNP, Ari Frazão Júnior, "é possível ativar outros canais semelhantes se as ReMAVs criarem projetos conjuntos que demandem tais infra-estruturas." A linha de 6 Mbps entre Natal e Florianópolis é temporária e está operando desde março. Quando terminarem as experiências, o link será desativado.

[RNP, 18.05.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Projetos de vídeo eram prioridade

Entrevista com Guido Lemos, coordenador da ReMAV de Natal

[RNP, 18.05.2002]