RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ReMAV antecipa o futuro do noticiário on-line

Projeto do consórcio de Florianópolis estuda as possibilidades do jornalismo para banda larga


O jornalismo on-line ainda está em busca de uma linguagem própria. As limitações da Internet convencional não permitem grandes pirotecnias. Quem costuma atulhar seu site com muitos recursos, acaba limitando seu público a alguns poucos usuários capazes de navegar com boa largura de banda. O resultado é que a maioria dos sites de notícia se voltam para o velho formato texto dos veículos impressos, com o adendo dos hiperlinks, é claro. Multimídia, só em poucos casos e com baixa qualidade.

A ReMAV de Florianópolis criou um campo de provas para o jornalismo do futuro. O projeto, que recebeu o nome de Noticiário Multimídia, envolve o curso de Jornalismo e o Núcleo de Redes de Alta Velocidade e Computação de Alto Desempenho (Nurcad) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A proposta é pesquisar ferramentas para a produção de um noticiário multimída em redes de alta velocidade. Uma das idéias da equipe envolvida é oferecer alternativas para que o internauta se aprofunde no assunto na forma em que desejar. Um exemplo desta iniciativa pode ser vista em www.rmav-fln.ufsc.br/projetos/noticiario/aplicacao.htm>, onde, depois de introduzir a notícia em um texto geral, são oferecidos links para vídeos diversos, incrementando aspectos da reportagem, com qualidade de imagem para acesso em alta ou baixa velocidade.

O jornalista Fábio Almeida, um dos bolsistas da ReMAV, ressalta que a qualidade de vídeo, mesmo em banda larga, ainda não pode ser comparada à da TV. Por isto, é necessária uma linguagem ainda mais objetiva. Algumas vantagens percebidas pelos pesquisadores foram: possibilidade de elaboração de conteúdos diferenciados como fotos em 360º, apresentações em Flash e arquivos de áudio para coberturas especiais; ausência de limite de espaço e tempo; possibilidade de se resgatarem notícias anteriores e semelhantes; e interatividade em eventos ao vivo.

O projeto teve início em fevereiro de 2000, sofreu alguns reveses ao longo do percurso e quase foi dado por encerrado em meados do ano passado. Finalmente foi retomado em setembro. Além de Almeida, participam da pesquisa os bolsistas José Lacerda, Ana Paula Lacerda, Deny Peres, Valdecir Becker e Gisiela Klein.


mais informações:

Noticiário Multimídia para Redes de Alta Velocidade
Poster apresentado no II Workshop RNP2
noticiariomultimidia.pdf (44K)

Relatório de testes de CODECs
Comparação entre diversos formatos de vídeo para Internet2
not-010502.pdf (10K)

[RNP, 02.05.2001]

Consulta em noticias