RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Arquivo Público Mineiro vai ser digitalizado e oferecer acesso ao acervo em rede

Projeto é desenvolvido dentro do consórcio ReMAV de Belo Horizonte


O Arquivo Público Mineiro (APM) é um tesouro. Criado em 1895, mantém 14 mil fotos de origem pública e privada, dentre outros documentos, com conteúdo significativo para a história de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do País. A Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro (ACAPM), que mantém o acervo e oferece à população em geral acesso físico para pesquisa no arquivo, vai ampliar o serviço. Ela está desenvolvendo, com apoio da Cia. de Processamento de Dados de Minas Gerais (PRODEMGE), o projeto "Digitalização de Imagens: a preservação da memória de Minas", dentro do consórcio Redes Metropolitanas de Alta Velocidade de Belo Horizonte, ou BH2.

O projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é digitalizar os documentos fotográficos e disponibilizá-los em um sistema de informação para uso dos funcionários, localmente, e do público em geral, com acesso através da infra-estrutura de rede de alta velocidade do BH2. O segundo objetivo, conseqüente mas não menos importante, é a preservação dos originais em função da redução do seu manuseio, tanto por funcionários quanto pelo público que faz pesquisas no local.

O projeto está na fase de elaboração de catálogos e do Vocabulário Controlado, um instrumento de padronização dos termos de indexação dos documentos fotográficos. Todo o trabalho de estudo do acervo e modelagem lógica já está concluído. A localização física do hardware que vai hospedar o sistema ainda não foi definida. Seja na PRODEMGE ou na sede do APM, o serviço vai utilizar uma conexão de 155 Mbps como link de acesso ao BH2. Atualmente, a equipe do APM envolvida no projeto está empenhada na especificação tecnológica e, segundo o superintendente de Operações e Suporte da PRODEMGE, Nelson Spangler, parte do acervo deve estar disponível na rede a partir de abril.

Nelson informou que o APM recebe, em média, 20 consulentes por dia. Ele acredita que o volume de atendimentos vá crescer a partir da digitalização e criação da interface em rede para acesso ao acervo do arquivo, mas não arrisca uma previsão. Segundo Nelson, os principais usuários do arquivo são estudantes, fotógrafos, jornalistas e historiadores.

fachada do Arquivo Público Mineiro

Sede do Arquivo Público Mineiro, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.


Endereço do APM:

Arquivo Público Mineiro
Praça da Liberdade, nº 317
Belo Horizonte, MG
telefone: (31) 3269-1167

[RNP, 22.12.2000]

Consulta em noticias