RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Servidor NTP enfrentou bem horário de verão


O servidor Network Time Protocol da RNP se saiu bem na prova do horário de verão. Para tanto, ajustes foram necessários no horário do sistema operacional da máquina servidora e também nas diversas máquinas que são clientes do serviço NTP. Recém-lançado, o primeiro servidor stratum 1 brasileiro nunca havia enfrentado o horário de verão.

A meta de garantir a disponibilidade do serviço no momento da virada, à zero hora do dia 08 de outubro, foi atingida. Este resultado é importante: a RNP possui muitos servidores, com sistemas operacionais diferentes, espalhados por todo o país; além de outras instituições que hoje sincronizam com o stratum 1 da RNP. Mas tudo correu bem e o servidor NTP mudou automaticamente para o novo horário, ficando fora do ar apenas por exato um minuto.

A fim de garantir a disponibilidade do serviço no momento da virada, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) trabalhou em conjunto com o PoP-DF para fazer a manutenção no servidor NTP, ao mesmo tempo em que orientava os técnicos da RNP para que procedessem com as alterações em seus servidores e máquinas da rede local. Os técnicos do PoP-DF, onde está instalado o servidor, automatizaram o processo de alteração da timezone e reinicialização do serviço NTP. O plantão do CAIS acompanhou o trabalho a distância. Apenas alguns usuários de plataforma Windows tiveram dificuldades. "Para resolver o problema foi necessário editar o registro do Windows e alterar a chave que contém informações sobre o horário de verão", explicou Jacomo Piccolini, técnico do CAIS.

O serviço NTP está sendo oferecido gratuitamente desde julho em ntp1.rnp.br. Os Pontos de Presença (PoPs) da RNP devem instalar servidores stratum2 até novembro, cumprindo a meta de hierarquização do serviço prevista pelo CAIS. Algumas outras fontes, como tribunais regionais do trabalho, ministérios públicos federais, universidades e provedores de acesso à Internet têm contactado o CAIS para criação de servidores NTP.

[RNP, 11.10.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP lança manual para implementação de serviço Network Time Protocol em redes locais

Próxima meta do CAIS é estabelecer hierarquia de servidores

[RNP, 02.10.2000]

Servidor Network Time Protocol da RNP fornece hora certa

Novo serviço é totalmente gratuito

[RNP, 17.07.2000]