RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Embratel melhoram comunicação entre backbones

Ponto de troca de tráfego no Rio opera a 16 Mbps com ATM


O tráfego de dados entre as redes Internet acadêmica e comercial nacionais foi ampliado. A RNP e a Embratel ativaram um enlace de 16 Mbps no ponto de troca de tráfego do Rio de Janeiro no último dia 7 de agosto. Além da elevação da largura de banda, a conexão do Rio ganhou novos equipamentos para operar com a tecnologia ATM, que está sendo usada na implementação do novo backbone da RNP. Esta ativação eleva para 50 Mbps a velocidade total de comunicação entre o backbone da RNP e o da Embratel, maior rede comercial de acesso à Internet da América Latina.

A qualidade do serviço de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre backbones, afeta diretamente o desempenho global da rede para o usuário final. Antes da ativação do primeiro ponto, no Rio de Janeiro, a comunicação de dados entre os dois backbones nacionais era feita via Estados Unidos, o que gerava um tempo de resposta maior para o usuário e congestionamento desnecessário na rede. Atualmente, os backbones da Embratel e da RNP possuem dois pontos de peering. Em São Paulo os circuitos de linhas dedicadas instalados desde o ano passado somam 34 Mbps de velocidade.

Além desses dois pontos de troca de tráfego, a RNP e a Embratel têm planejada a inauguração de um terceiro, em Brasília, que entrará no ar brevemente. A instalação e a manutenção dos canais de comunicação do serviço de peering entre estes dois backbones são totalmente custeadas pela Embratel.

[RNP, 08.08.2000]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Embratel e RNP inauguram novo ponto para troca de tráfego entre seus backbones

Novos circuitos vão descongestionar os anteriores

[RNP, 06.01.1999]