RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Brasil formaliza participação no projeto Internet2

RNP e UCAID assinam documento em Washington


No último dia 29 de março, o coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa, José Luiz Ribeiro Filho e o presidente da University Corporation for Advanced Internet Development (Ucaid), Douglas E. Van Houweling, assinaram o Memorandum of Understanding (MoU). A assinatura ocorreu durante o Spring Meeting do Internet2, evento no qual o Brasil foi representado por uma comitiva de especialistas. A Ucaid é o consórcio de universidades norte-americanas que coordena o desenvolvimento do projeto Internet2 nos Estados Unidos. A assinatura deste documento é o pre-requisito para que instituições estrangeiras participem formalmente do projeto e visa estabelecer acordos de trabalho mútuo com o objetivo de fixar metas comuns aos países participantes. A principal meta é o estabelecimento de interconexões entre as redes avançadas dos países participantes do projeto Internet2. Pelo lado do Brasil, essa rede estará operacional com a implantação do novo backbone acadêmico nacional, RNP2. A inauguração do RNP2 e a conexão ao projeto Internet2 são fruto da política traçada no âmbito da parceria formalizada entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através do Programa Sociedade da Informação, iniciativa que tem como foco a utilização das tecnologias da informação para o desenvolvimento com forte articulação entre os setores público, acadêmico e privado.

O Brasil tem um projeto de desenvolvimento de tecnologia Internet semelhante ao norte-americano e que tem paralelo nos principais países do mundo. Nesse modelo, o setor acadêmico lidera o desenvolvimento de pesquisas em infra-estrutura e aplicações. As Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs) brasileiras, consórcios liderados por universidades, estão em fase final de implantação física. Dentre as 14 Remavs constituídas, várias já entraram no estágio de desenvolvimento de aplicações avançadas em áreas como telemedicina, engenharia de redes e videoconferência, dentre outras.

O backbone RNP2 permitirá a interconexão nacional dessas redes metropolitanas com enlaces de até 155 Mbps de velocidade, inicialmente. Essa infra-estrutura atenderá a demanda por serviços de rede diferenciados e velocidades de conexão compatíveis com as aplicações avançadas que estão em desenvolvimento. A comitiva brasileira enviada a Washington foi composta pelos professores Paulo Aguiar (NCE/UFRJ), José Augusto Suruagy (Unifacs) e Liane Tarouco (UFRGS). Este grupo teve a missão de participar dos diversos grupos de trabalho em andamento no Internet2 (Qbone, IPv6, Multicast entre outros) e, a partir de agora, coordenar as atividades nas respectivas áreas no projeto RNP2. O grupo deve ser ampliado futuramente para que outras áreas, como Ciência da Saúde por exemplo, possam ser cobertas.

Com a assinatura do MoU, o Brasil torna-se mais um membro de uma comunidade de mais de 30 países que já formalizaram sua participação com a Ucaid e que constituem a vanguarda do desenvolvimento da Internet no mundo. A lista inclui países das Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e países nórdicos - http://www.internet2.edu/international/

[RNP, 05.04.2000]

Consulta em noticias