RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Família VOX integra o deficiente visual ao mundo através da Internet

A coordenadora administrativa da Rede SACI no NCE, Maria Ireneda Fonseca e Sá, fala sobre o sistema DOSVOX


Uma interface de voz para o ambiente DOS. Tecnicamente, é uma boa definição para o DOSVOX, embrião do sistema. Mas um deficiente visual o descreveria de outra forma. Kátia Oliveira, por exemplo, diz que "através do DOSVOX, descobri a maravilha que pode ser a computação para o cego. Consegui com isso, independência, principalmente no trabalho." Idealizado em 1992 por Marcelo Pimentel, aluno do Curso de Informática da UFRJ, o sistema começou a ser desenvovido por ele a partir de 1993 com apoio do professor de Computação Gráfica, Antonio Borges. Desde então, a interface gerou uma família de cerca de 60 programas que inclui um editor de textos, um impressor Braille, um leitor de correio eletrônico, acesso a homepages e até jogos como forca.

O projeto DOSVOX é desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ e é um dos integrantes da Rede SACI. A coordenadora administrativa da Rede SACI no NCE, Maria Irene da Fonseca e Sá, fala sobre o sistema, que já tem mais de 3000 usuários, nesta entrevista exclusiva concedida em fevereiro.

RNP Notícias: O que é o sistema DOSVOX?

Maria Irene da Fonseca e Sá: O DOSVOX é um sistema, para microcomputadores da linha PC, que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando, desta forma, o uso de computadores por deficientes visuais, permitindo um alto nível de independência no estudo e no trabalho. A língua utilizada no programa é o Português. O sistema DOSVOX é desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto de desenvolvimento do DOSVOX foi iniciado em 1993 e vem passando por atualizações e novas implementações até hoje. Na equipe de desenvolvimento trabalham programadores com deficiência visual, já tirando proveito das facilidades do DOSVOX.

De que maneira, objetivamente, o sistema DOSVOX permite o uso do computador pelo deficiente visual?

Inicialmente, o deficiente visual necessitará do auxílio de um vidente (ou de um usuário deficiente visual, já usuário do DOSVOX) para poder copiar os arquivos componentes do software. Basta criar um diretório com um nome qualquer (diferente de winvox e dosvox), copiar para dentro deste diretório todos os arquivos e executar o programa instalador (instmini.bat). Em seguida, é só usar o software.

Quais programas compõem o sistema?

O sistema DOSVOX, atualmente, é composto por 60 programas. Destes programas destacamos: o sistema operacional DOSVOX, o editor de textos MINIED, o leitor de textos LEVOX, o programa impressor IMPRIVOX,a calculadora vocal CALCUVOX, o monitor de janelas MONITVOX, o programa para controle de volume TMIX, os programas para acesso à Internet: TNETVOX - Telnet falado, CARTAVOX - correio eletrônico, FTPVOX - transferência remota de arquivos, PAPOVOX - bate papo sonoro na Internet, WEBVOX - acesso a homepages, os jogos CATAVOX - cata palavras e FORCAVOX - jogo da forca, o programa BRAIVOX que é um impressor Braille e o programa TRANSCOD - codificador de Braille matemático.

Qual é o equipamento mínimo necessário que uma pessoa deve possuir para utilizar o sistema?

A versão DOSVOX para Windows necessita de um computador 486 com placa de som (e caixas de som), memória mínima de 16 MB e em operação consome cerca de 50 Mb de winchester, incluindo todos os arquivos relativos aos programas gravados.

Quando o programa começou a ser desenvolvido, em 1993, o uso da Internet no Brasil era praticamente restrito ao meio acadêmico e, na verdade, nem existia a World Wide Web. Houve algum impacto na procura pelo DOSVOX em função do surgimento da Web a partir de 93 e sua ampla e crescente disseminação no Brasil desde 1995?

No início do DOSVOX, em 1993, o sistema não estava preparado para trabalhar com a Internet. Em 1996, através do Projeto Intervox é que foram desenvolvidos os programas que permitiam o acesso à Internet. Após a divulgação das novas facilidades e do apoio da RNP, que permitiu gratuitamente o acesso à Internet, a procura foi bastante intensa e cerca de 500 deficientes visuais iniciaram sua experiência na Internet, através da parceria do NCE/UFRJ com a RNP.

Quantos usuários utilizam o programa atualmente? Existe algum programa semelhante, brasileiro ou não, em outro idioma?

Atualmente, o DOSVOX possui cerca de 3000 (três mil) usuários, sendo que destes, cerca de 500 fazem acesso à Internet. Existem diversos programas para leitura, para uso de deficientes visuais, em diferentes idiomas. No entanto, eles exigem que o deficiente visual passe por um treinamento bastante pesado, para que se torne apto à sua utilização. O DOSVOX, por apresentar uma interface de comunicação bastante trivial, com menus falados e uso simplificado, não exige qualquer necessidade de treinamento. Através de sua interface adequada ao manuseio pelo deficiente visual, o DOSVOX torna-se uma ferramenta com agilidade de processamento sem precedentes.

No aspecto profissional, de que forma o deficiente visual pode se beneficiar utilizando o DOSVOX?

Inicialmente, o deficiente visual poderá utilizar o DOSVOX para sua instrução. Seja no primeiro grau, no segundo grau, na graduação e até na pós-graduação. Ele poderá se tornar independente, não mais necessitando de um familiar ou amigo leitor. Seu estudo será imensamente facilitado. Em seguida, ele poderá utilizar o computador como ferramenta de trabalho. Já existem experiências bem sucedidas com deficientes visuais utilizando o computador em serviços de telemensagens.

E na rotina do dia-a-dia, quais facilidades o uso do DOSVOX pode proporcionar ao deficiente visual?

No dia a dia, o DOSVOX se transforma na visão do deficiente visual. Começando pela leitura do jornal diário, até o lazer com jogos e a comunicação: com acesso à WWW, bate-papos, listas, correio eletrônico etc.

O projeto aborda a questão social de distribuição desse programa considerando a realidade de dificuldades que, em geral, os deficientes enfrentam em nosso País?

Com certeza, a questão social, relativa à distribuição, mereceu um destaque todo especial no projeto. Desde 1993, quando foi desenvolvido o embrião do DOSVOX, sempre foi procurada uma solução que fosse viável para aquisição pelo deficiente visual. O custo do DOSVOX corresponde ao custo da mídia e ao custo da preparação das cópias. Não existe a idéia de obtenção de lucro. O projeto Intervox, que permitiu que 500 cegos utilizassem a Internet por 2 anos, foi sem ônus para os participantes, deficientes visuais, que a ele aderiram. Agora, o Projeto SACI está distribuindo, gratuitamente, o kit SACI, uma versão especial do DOSVOX para Windows, não apenas para os deficientes mas para os familiares e instrutores dos deficientes, visando a interação dos deficientes com a sociedade.

Como o DOSVOX se integra ao projeto da Rede SACI?

O Projeto SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, representa a convergência de várias iniciativas e projetos enfocando as diferentes deficiências físicas. O objetivo principal é a integração do deficiente à Sociedade. A versão especial do DOSVOX que faz parte do kit SACI, já está sendo distribuído gratuitamente, para qualquer interessado.

Como os interessados podem obter informações e/ou cópias do programa?

Os interessados podem obter informações na Internet, na homepage do Projeto SACI: http://www.saci.org.br . Nesta mesma página, poderão obter informações sobre o kit SACI e fazer o download dos programas. Também, podem enviar mails para saci@saci.org.br

Maria Irene da Fonseca e Sá
Coordenadora administrativa da Rede SACI no NCE

[RNP, 24.03.2000]

Consulta em noticias