RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

NewsGeneration: Segurança em Windows NT, Roteamento CIDR e bug do milênio

Boletim técnico da RNP lança primeiro número do ano


A primeira edição do quarto ano de vida do boletim NewsGeneration traz artigos de técnicos da própria RNP, sendo que um dos temas é apresentado com uma tradução de um artigo publicado originalmente no Linux Journal.

A ameaça do bug do milênio foi supervalorizada? O "Bug do Ano 2000: O que Realmente Aconteceu" apresenta um balanço das providências tomadas com antecedência pela RNP e das ocorrências verificadas na virada do ano, além de avaliar a extensão do chamado "bug do ano 2000" na sociedade. Os estragos foram mínimos, mas o artigo sustenta que os prejuízos foram evitados pelas ações de prevenção.

O Windows NT é um sistema operacional de uso muito difundido. A importância do domínio sobre procedimentos de segurança nesse ambiente aumenta na proporção que o uso dessa plataforma se expande. O segundo artigo, "Segurança em Windows NT 4.0" apresenta algumas considerações acerca de ferramentas que podem aumentar a segurança de um sistema NT e um interessante passo-a-passo para quem quer tornar o sistema mais seguro.

Atualmente, a IETF tem desenvolvido estudos para aperfeiçoar o protocolo de endereçamento IPv6. Mas o IPv4 ainda é o protocolo oficial em uso na Internet. O artigo "CIDR: Uma Receita para a Redução do Espaço de Endereçamento", traduzido para o português a partir do original publicado no Linux Journal, explica o conceito do Classless Inter-Domain Routing (CIDR), ou Roteamento Inter-Domínios Sem-Classe e mostra como você pode implementá-lo na sua rede.

[RNP, 01.02.2000]

Consulta em noticias