RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Universidade Virtual Pública do Brasil é apresentada em Brasília

Coordenador da RNP participa do lançamento da Unirede


No último dia 19 de janeiro, uma comitiva de reitores de universidades públicas brasileiras apresentou o projeto de criação da Universidade Virtual Pública do Brasil - Unirede aos ministros da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e da Educação, Paulo Renato Souza. O coordenador da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, participou da solenidade. A Unirede será criada por um consórcio de universidades públicas, constituído no último dia 6 de janeiro por 33 instiuições, com a finalidade de oferecer um conjunto de aplicações estratégicas especialmente voltadas para um Programa de Recuperação do Ensino Superior Público, disseminando educação assistida por meios interativos através da Internet, vídeoconferência e outras mídias educacionais. O custo inicial previsto para o projeto é de U$ 10 milhões que serão financiados com verbas do Programa da Sociedade da Informação.

A Unirede vai oferecer suas aplicações através da implantação de infovias e mídias integradas para atender à demanda por ensino superior tanto em nível de graduação, pós-graduação, extensão ou educação continuada. O primeiro programa irá oferecer cursos de licenciatura a professores de ensino básico e fundamental em todo o país. A meta é atender a 100 mil alunos por ano.

O novo backbone da RNP, o RNP2, será utilizado como infra-estrutura de conexão entre as instituições para viabilizar o uso de aplicações que utilizam a tecnologia de redes Internet como plataforma para o ensino a distância. Cada universidade deverá instalar um núcleo composto de um Ponto de Presença (PoP-UV), um Laboratório de Criação e Difusão (LAB-UV), um Laboratório de Mídias Integradas (LMI-UV) e uma Oficina de Trabalho (OF-UV), todos dotados de infra-estrutura mínima de equipamentos para conexão, comunicação, provimento de acesso, desenvolvimento e treinamento, além de linhas de comunicação, pessoal de suporte e desenvolvimento.

No momento, a RNP está envolvida com a criação de dois grupos de trabalho. Um deles está sendo montado pelo consórcio Unirede e irá estudar e definir aspectos técnicos da plataforma Internet de acesso ao ensino a distância. Um outro grupo está sendo formado no âmbito do programa Sociedade da Informação para identificar campos de interesse comum com os projetos da Unirede.

[RNP, 01.02.2000]

Consulta em noticias