RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ReMAV de Natal vai disponibilizar acesso ao acervo de vídeo e imagens online da TV universitária da UFRN

Aplicações de vídeo sob-demanda e TV digital já estão sendo testadas em laboratório


A NatalNet, nome da Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Natal (RN) já iniciou os testes com as aplicações propostas no projeto e está prestes a colocar sua rede em operação. A principal aplicação da NatalNet será o suporte à difusão de vídeo sob demanda ou gerado ao vivo pela Televisão Universitária (TVU). O consórcio, formado pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), pela Telecomunicações do Rio Grande do Norte (Telemar/RN), pelo Colégio Atheneu, pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa (PoP-RN) e liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), assinou contrato com o Edital RNP/ProTeM-CC - Projetos de ReMAVs no primeiro grupo de contratação, em junho de 1998. A malha de fibra óptica já foi instalada pela Telemar e a ativação das conexões depende, agora, de testes finais e algumas adaptações físicas nas instalações de dois dos consorciados. Contudo, o desenvolvimento dos projetos individuais de aplicações já foi iniciado durante o teste de todos os equipamentos recebidos em um laboratório montado na UFRN, envolvendo o trabalho dos 38 bolsistas contratados, além de cinco pesquisadores da UFRN e do Cefet.

Além da difusão de vídeos da programação normal (projeto TVU Online) e do acervo da TVU (projeto NetTV), a NatalNet será utilizada para transmissão ao vivo de aulas ou conferências geradas em estúdios da própria TVU ou da ETFRN (projeto Universidade Virtual). A TVU, fundada em dezembro de 1972, é um órgão vinculado à UFRN e uma das poucas televisões universitárias em funcionamento no país. Em seus 25 anos de operação, ela produziu centenas de programas educativos, culturais e jornalísticos dos mais diversos formatos, além de campanhas educativas e de difusão cultural e documentários. A TVU integra as Redes Brasil (Rio de Janeiro) e Cultura (São Paulo), retransmitindo programas dessas duas redes intercalados com os que produz com informações de escopo regional como, por exemplo, TVU Notícias, TVU Esporte, TV Saúde, Canto Geral, Jornal da Educação. Além da programação ao vivo, a TVU possui um acervo com aproximadamente 1500 fitas de vídeo. Este material será disponibilizado através da NatalNet para os alunos da ETFRN e do Colégio público ATHENEU, além do público interessado, através de laboratórios na UFRN e na TELERN e, ainda, para usuários da Internet via PoP-RN.

Segundo o coordenador do consórcio, prof. Guido Lemos, da UFRN, o NetTV é um dos principais projetos da NatalNet. "Estamos dando uma atenção toda especial a esta aplicação devido ao impacto que a disponibilização deste material representará para a sociedade no Rio Grande do Norte. São 27 anos da cultura do estado armazenados naquele acervo", explicou Guido Lemos. Dentre os programas que ficarão disponíveis, merecem destaque a série biográfica Memória Viva composta de 180 títulos de personalidades como Câmara Cascudo, Paulo Freire, Carlos Prestes, Dom Helder Câmara etc.; a série de cultura popular "TV Universitária e Manifestações Culturais", documentando as mais representativas manifestações populares do estado do Rio Grande do Norte, produzida em parceria com o Ministério da Cultura; e inúmeras séries educativas como "Lápis Comum", "Formação do Professor Alfabetizador" e "Construindo o Saber" desenvolvidos em parceria com o FNDE/MEC.

A expectativa do prof. Guido Lemos é de que todas as aplicações estejam disponíveis assim que a rede entrar em operação já que todos os grupos de trabalho já realizaram testes com suas respectivas aplicações.

O coordenador da NatalNet considera positiva a iniciativa do governo em estimular o desenvolvimento nacional destas tecnologias avançadas de rede. Ele acredita que a integração das atividades entre instituições de ensino superior, empresas privadas e órgãos públicos "é excelente para aproximar estas instituições". Guido Lemos entende que, dessa forma, a Universidade tem a oportunidade de ajustar a formação de seus alunos de acordo com os problemas reais das empresas ao mesmo tempo em que estimula o movimento inverso que faz a empresa ir buscar nas instituições de ensino as soluções que procura.

A NatalNet possui um Website no URL http://www.natalnet.br e o coordenador Guido Lemos se colocou à disposição para esclarecimentos adicionais através do e-mail .

[RNP, 08.11.1999]

Consulta em noticias