RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Piloto ATM entra em operação no final de outubro

Projeto visa avaliar os serviços que vão ser contratados para o novo backbone da RNP


A Rede Nacional de Pesquisa colocará em operação, a partir de outubro, um backbone piloto que vai utilizar acessos a 155 Mbps nos Pontos de Presença de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Esta rede será construída para avaliar diversos parâmetros de serviços baseados na tecnologia ATM, com o fim de encontrar a configuração mais adequada ao projeto do novo backbone a ser financiado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação. O serviço ATM a ser contratado deve atender aos requisitos de desempenho e às necesidades de novas aplicações de ensino e pesquisa no Brasil.

O Piloto-ATM ficará em operação pelo prazo de um mês. Nesse período, os técnicos destes PoPs e da RNP estarão avaliando os serviços ATMNet oferecidos pela Embratel para identificar a melhor solução para o projeto. Com os testes, pretende-se avaliar a adequação da rede pública ATM às aplicações de produção Internet e determinar qual a melhor alternativa para a integração de tráfego experimental, que exige Qualidade de Serviço (QoS), com tráfego de produção. Além disso, a operação servirá para testar as possíveis soluções IP/ATM a serem utilizadas no novo backbone e experimentar um modelo centralizado de gerência da nova rede.

O novo backbone da RNP está sendo projetado para promover a interligação, com autonomia e flexibilidade de configuração de largura de banda para tráfego de produção e de experimentação, de grande parte das redes estaduais e das principais instituições de ensino e pesquisa do país. Segundo o Coordenador Geral da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, "ao serem especificados os requisitos da rede adequados às aplicações de produção e às necessidades das aplicações de experimentação, a garantia de interoperabilidade com diferentes plataformas, e o controle e gerência dos serviços efetivamente oferecidos pela rede pública ATM, a RNP e seus pontos de presença estarão iniciando um novo ciclo de desenvolvimento para as redes acadêmicas." Além de promover a atualização do atual backbone da RNP, o backbone RNP2 permitirá, também, a interconexão das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs).

Piloto ATM

Os serviços de uma rede pública ATM não são simples como as tecnologias convencionais de comunicação de dados e, neste caso, mesmo o processo de especificação e controle de serviços não guarda semelhanças com a contratação de linhas privativas. Por esta razão, durante o piloto serão utilizadas ferramentas que permitirão a avaliação dos serviços de rede pública ATM. No ATMNet estão disponíveis as seguintes categorias de serviços, definidas de acordo com as normas do ATM Forum e do ITU-T: CBR, rt-VBR e nrt-VBR, tanto em conexões do tipo VP como em VC. Para avaliar os serviços da rede ATMNet, os testes serão realizados nos switches dos VPs ponto-a-ponto, e para testar os serviços da rede Piloto-ATM, os testes serão realizados em toda topologia lógica de serviços.

O convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o MEC que será assinado na segunda quinzena de outubro, prevê um plano de trabalho até o ano 2004 com investimentos conjuntos de cerca R$ 200 milhões.

[RNP, 15.10.1999]

Consulta em noticias