RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ReMAV de São Paulo tem forte orientação para desenvolvimento de aplicações

Telemedicina e tele-educação vão ganhar impulso com projetos do consórcio


A Rede Metropolitana de São Paulo está sendo formada com uma forte orientação para o desenvolvimento de aplicações em telemedicina e tele-educação. Contratada pelo edital Projetos de ReMAVs RNP/ProTeM-CC no primeiro grupo de consórcios, no início de 98, conta com o trabalho de 20 pesquisadores nos projetos individuais das seis instituições consorciadas. Parte da rede prevista no projeto original já está operacional e até o fim do ano todas as instituições estarão conectadas.

A ReMAV de São Paulo é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); NET - Operadora de TV a Cabo; Instituto de Coração do Hospital das Clínicas (Incor); Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UFSP); e Telecomunicações de São Paulo (Telefônica). Além dos recursos e equipamentos recebidos do edital Projetos de ReMAVs, o consórcio dispôs de recursos próprios da ordem de R$2 milhões que foram utilizados para contratação de pessoal e na aquisição de equipamentos.

Segundo o coordenador do consórcio, prof. dr. Wilson Vicente Ruggiero, da Epusp, o desenvolvimento de uma infra-estrutura de rede de alta velocidade com qualidade de serviço (QoS) "é necessário para que uma série de aplicações possam se tornar viáveis". Algumas unidades da USP, o Departamento de Ciência de Computação da PUC-SP e a NET estão envolvidos no desenvolvimento dos projetos em tele-educação, que têm como meta disponibilizar à comunidade universitária tele-seminários de pós-graduação e telecursos complementares em nível de graduação e, ao público em geral, telecursos de extensão.

As aplicações em telemedicina envolvem o INCOR (Instituto de Coração do Hospital das Clínicas) e a EPM/UFSP e visam possibilitar, às equipes médicas, a troca de imagens resultantes de exames médicos cardiológicos, realizada em tempo real entre as unidades hospitalares envolvidas na discussão de diagnósticos.

O prof. Wilson Ruggiero vê como proveitosa a atuação conjunta entre instituições de ensino superior, órgãos públicos e empresas privadas por permitir que os resultados dos projetos cheguem à sociedade de forma mais efetiva. "Não só o aspecto da pesquisa está sendo tratado, mas também a questão operacional de fazer com que uma infra-estrutura desse tipo possa operar 24 horas por dia, 7 dias por semana". Além das aplicações propriamente ditas, o coordenador cita como benefícios do projeto ReMAV a formação de pessoal e o desenvolvimento de infra-estrutura com QoS.

O URL da ReMAV paulista é http://rmav-sp.larc.usp.br/ e o endereço de correio eletrônico para interessados em informações é internet2@larc.usp.br.

[RNP, 30.08.1999]

Consulta em noticias