RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

ReMAV de Fortaleza já está em fase de operação

Infra-estrutura vai ser utilizada por projetos em educação a distância anteriores à contratação do consórcio pelo edital


A Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Fortaleza, consórcio ReMAV que concentra esforços em projetos que visam a capacitação em tecnologia ATM, já está em fase operacional. Contratado pelo edital ReMAV-RNP/ProTeM no primeiro grupo de consórcios, em maio de 98, já dispõe de conexões ativas de 155 Mbps entre todas as instituições que o compõem: Universidade Federal do Ceará (UFC); Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE); Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitec), Telecomunicações do Ceará S.A. (Telemar); Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Nordeste (Cenapadne); e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o que tem permitido o trabalho de 19 bolsistas contratados com os recursos previstos pelo edital e mais 10 técnicos alocados pelas próprias instituições. A previsão é de que até final do ano já seja possível apresentar algum resultado das atividades em desenvolvimento e, para isso, está sendo planejada a realização do I Workshop de Alta Velocidade do Estado do Ceará.

O coordenador do consórcio, prof. José Neuman de Souza, da UFC, explica que "embora o projeto não seja para desenvolvimento de ferramentas, mas sim para capacitação em tecnologia ATM, estão sendo desenvolvidos alguns softwares". Os consorciados estão, atualmente, ocupados com o desenvolvimento dos projetos de videoconferências; gerenciamento dos recursos da rede; análise de desempenho dos nós interconectados; educação a distância e paralelismo de alto desempenho.

A Secitec desenvolve o projeto na área de educação a distância, que prevê a interligação de cinco escolas da rede pública do Estado via ISDN, na velocidade de 128 Kbps, e duas ligações SMDS a 2 Mbps conectando a Faculdade de Educação (Faced) da UFC e a Secretaria de Educação (Seduc). Essa infra-estrutura irá contribuir para o avanço de projetos experimentais anteriores nessa área, como o o Curso Profissionalizante de Informática Básica a Distância (CPIB), voltado para a formação de profissionais com conhecimentos básicos de informática, e um programa de Educação a Distância em Ciência e Tecnologia, sob o auspício do CNPq, que atinge 10 escolas da rede pública estadual.

Segundo Neuman de Souza, superados os primeiros problemas para operacionalizar a interconectividade das instituições e a falta de conhecimento para configuração dos equipamentos, solucionados pela Telemar e pelos seminários de capacitação realizados pela RNP, respectivamente, o consórcio está empenhado em superar, agora, a escassez de recursos humanos e financeiros. Ele acredita que a integração de atividades entre instituições de ensino superior, empresas privadas e órgãos públicos é uma boa oportunidade para promover o intercâmbio de experiências e "torna o investimento em infra-estrutura, com a participação do governo, mais proveitoso". Ele acredita que a iniciativa do governo de estimular a formação de redes metropolitanas seja a mais adequada para o caso brasileiro. "Através dessa iniciativa será feito um aperfeiçoamento passo-a-passo das necessidades de instalação e capacitação para a implantação da Internet2 no Brasil".

O coordenador divulgou endereços para correio eletrônico de todas as instituições que compõem o consórcio: rmav@ufc.br, rmav@cenapadne.br, rmav@telemar-ce.br, rmav@etfce.br, rmav@funceme.br e rmav@uece.br. O endereço do Website do projeto cearense é http://www.ufc.br/rmav/.

[RNP, 16.08.1999]

Consulta em noticias