RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e ProTem realizam 2º Seminário de Capacitação - REMAV/ATM

Evento em Campinas completou treinamento de todos os grupos


A Rede Nacional de Pesquisa e o Programa Temático Multiinstitucional em Ciência da Computação realizaram, entre os dias 28 e 30 de julho, o 2º Seminário de Capacitação - REMAV/ATM, no Laboratório da Embrapa de Informática Agropecuária, em Campinas (SP). Mais de 40 técnicos compareceram ao evento para receber instruções sobre instalação e configuração dos equipamentos recebidos pelo edital ReMAV, operação de redes ATM e aplicações de vídeo sobre esta plataforma.

O edital Projetos de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade aprovou projetos de 12 consórcios, dentre mais de 20 apresentados, no final de 1997. Os aprovados foram divididos em dois grupos de 6 para assinatura dos contratos para recebimento de equipamentos, recursos e treinamento. O primeiro grupo contratado recebeu treinamento em julho de 1998. Em junho deste ano, devido a desistência do consórcio do Maranhão, nova chamada foi feita e outros três foram aprovados, extraordinariamente. O 2º Seminário de Capacitação - REMAV/ATM foi realizado para atender às necessidades dos técnicos do segundo e terceiro grupos de consórcios contratados.

O público do seminário foi composto por três técnicos de cada um dos consórcios do segundo e terceiro grupos, um técnico dos respectivos Pontos de Presença das regiões nas quais estão instaladas as ReMAVs e, ainda, por técnicos de alguns dos consórcios do primeiro grupo. Dentre os itens do programa constava introdução, características gerais e operação de redes ATM; instalação e configuração de switches e roteadores IBM e arquitetura de vídeo sobre IP e sobre ATM.

[RNP, 02.08.1999]

Consulta em noticias