RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP vai distribuir o AulaNet

Software desenvolvido pela PUC-Rio permite a oferta de cursos via Web e facilita o uso da Internet por professores


Em reunião realizada no último dia 29 de outubro, ficou acertado que a RNP vai atuar como um canal de divulgação e distribuição do software AulaNet junto a instituições sem fins lucrativos. O programa, desenvolvido pelo LES - Laboratório de Engenharia e Software do Departamento de Informática da PUC-Rio, com lançamento marcado para o próximo dia 23, foi feito para atender às características de um público leigo e é fruto da visão do LES de que desenvolvimento de software, cada vez mais, se traduz por desenvolvimento de soluções baseadas na tecnologia Web.

O AulaNet é um ambiente de software para a educação a distância, baseado na Web, com recursos para criação e manutenção de cursos. Com ele, qualquer professor, ainda que pouco experiente na Internet, poderá criar cursos, oferecer todo o tipo de material didático e interagir com os alunos de uma forma similar ao processo de aprendizagem tradicional experimentado dentro da sala de aula. A esta abordagem dá-se o nome de learningware, que valoriza o processo de aprendizagem como um todo, ao contrário do conceito courseware, que se limita à apresentação de material didático através do computador.

As ferramentas necessárias para a utilização do ambiente AulaNet são um browser - Netscape Communicator ou Microsoft® Internet Explorer 4.0 - e alguns plug-ins que permitem a visualização do material didático, que pode ser composto de transparências, vídeo, áudio e animações.

O programa oferece recursos para criação de cursos através de uma interface simplificada, que não exige maiores conhecimentos do professor quanto ao ambiente de trabalho.

Os critérios a serem adotados para a distribuição gratuita do software pela RNP ainda estão em fase de definição e serão divulgados na ocasião do lançamento do software. No site do AulaNet já é possível consultar alguns cursos oferecidos, solicitar uma matrícula e tirar dúvidas numa FAQ.

[RNP, 09.11.1998]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Brevemente: nova versão do AulaNet

[RNP, 29.12.1998]