RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Peering 
 

Troca de tráfego

O serviço de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre redes IP, gera maior velocidade e eficiência na comunicação com a Internet global.

A livre troca de tráfego entre redes IP é uma recomendação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CG). O documento "Recomendações para o Desenvolvimento e Operação da Internet no Brasil" alerta para a necessidade de interconectar os backbones brasileiros a fim de "racionalizar o uso dos recursos da rede, otimizando a troca de tráfego entre eles." Segundo o CG, "a ausência deste serviço pode degradar o tempo de resposta associado às transações realizadas através da rede ou mesmo inviabilizá-las, sempre que o usuário e o provedor da informação estiverem conectados a distintos backbones."

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa adota uma política de apoio e participação em todas as iniciativas de livre troca de tráfego IP.

A RNP troca tráfego com as seguintes instituições: Alternex, ATT/Netstream, Comdominio, Comsat, Dialdata, Diveo do Brasil, Global One, Google, Impsat, Intelig, Internet Hall, NTT do Brasil, Oespnet, Unisys Brasil, UOL e, em destaque, o peering de 155 Mbps com o backbone da Embratel. Participa também de pontos de troca de tráfego como o OptIX-LA, da OptiGlobe.

Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX)

O Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX, do inglês Federal Internet Exchange) é um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) e, como tal, constitui a base da operação de transporte de informações da Internet Global. Para que o conjunto de redes independentes (com tecnologia Internet) possam operar e trocar informações de modo harmônico, formando a Internet mundial, é necessária a existência dos PTTs onde duas ou mais redes trocam dados.

O FIX da RNP, situado em Brasília, foi implantado com o objetivo de permitir a interconexão eficiente das redes governamentais de alcance nacional, de forma a evitar que cada uma destas redes precise buscar separadamente uma rede comercial com a qual possa fazer troca de dados (peering). A capital do país foi escolhida para abrigar o FIX devido ao fato de ali estarem localizadas as sedes de vários órgãos federais.

Participam do FIX da RNP o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Intelig, a Brasil Telecom e a Global Village Telecom (GVT).

Mais informações sobre o FIX: http://www.fix.org.br.




Notícias relacionadas:

RNP amplia peering com a Embratel em Brasília

Tráfego para rede comercial será melhor distribuído

[RNP, 11.07.2007]

RNP e Intelig inauguram segundo enlace em Brasília

Duplica a capacidade de troca de dados entre RNP e Intelig no FIX

[RNP, 29.05.2006]


Documentos relacionados:

Política de roteamento BGP

Politica-BGP.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 09.06.2014

Orientação a Clientes sobre roteamento BGP

RNP-BGP-Orientacao-a-Clientes.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 09.06.2014


Outras referências:

Site do FIX

Mais informações sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes mantido pela RNP

PTT Metro

Projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil que promove e cria pontos de troca de tráfego para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet brasileira.

[Comitê Gestor da Internet no Brasil]

Recomendações para o Desenvolvimento e Operação da Internet no Brasil

"visam trazer à discussão temas de grande relevância para o desenvolvimento e a operação da Internet no País"

[Comitê Gestor da Internet no Brasil]