RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español

 
Centro de Capacitação de Treinamento 
 

A 19ª edição do Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP será realizada em Fortaleza (CE), entre 21 e 25/10. O evento é dirigido a profissionais de Tecnologia da Informação das organizações usuárias da rede Ipê e dos 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP em todo o país.

Assim como ocorreu na edição anterior, no SCI 2013, serão oferecidos cursos inéditos e rápidos, com carga horária de 20 horas, voltados às necessidades imediatas da RNP. Confira abaixo as opções oferecidas este ano.


Introdução e Prática de OpenFlow para Inovação de Redes

Instrutor: João R. Strapasson

O curso tem por objetivo fazer uma abordagem teórica e prática da tecnologia SDN/OpenFlow com a plataforma de switches da DATACOM. Durante o curso, serão executados diversos exercícios práticos para consolidar o conhecimento ministrado. Além disso, serão propostos desafios aos participantes, criando o ferramental básico e a geração de inovação em redes programáveis.

Conhecimentos obrigatórios:

Redes de computadores (elementos de rede, funcionalidades e protocolos básicos).

Conhecimentos desejáveis:

Noções básicas de Lógica de Programação.


Sistema de Webconferência Mconf

Instrutores: Valter Roesler, Felipe Cecagno e Leonardo Crauss Daronco

Apresenta noções técnicas e pedagógicas do uso do sistema Mconf de webconferência para diversos fins, como reuniões, aulas, transmissão de palestras, entre outros. Serão utilizados diferentes Sistemas Operacionais e diferentes navegadores. Também será analisado o uso do Mconf em dispositivos móveis, além de noções de administração e instalação do sistema.

Conhecimentos obrigatórios:

Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios para o curso.

Conhecimentos desejáveis:

É desejável que o aluno já tenha usado sistemas de audioconferência ou videoconferência, como Skype, Adobe Connect ou outro equivalente.


Implementando o Novo fone@RNP (Módulo Gateway Transparente)

Instrutor: Alex Galhano e Wescley Patrick

O módulo de gateway transparente do fone@RNP possibilita o uso massivo de VoIP pela instituição sem a necessidade de alteração na forma como o usuário faz suas ligações. Este curso possibilita a compreensão, o planejamento, a instalação e a configuração do módulo do gateway transparente da nova distribuição do fone@RNP. Assim, é possível instalar e configurar o serviço em apenas um dia por instituição, sem a necessidade de ser um expert em Linux ou VoIP.

Conhecimentos obrigatórios:

Noções de redes IP e de Voz sobre IP (VoIP).

Conhecimentos desejáveis:

Noções de telefonia.


Planejamento e Projeto de Infraestrutura para Datacenter

Instrutor: Paulo Sergio Marin

Este curso apresenta os diversos subsistemas que compõem a infraestrutura de um data center e como eles devem ser implementados conforme normalização técnica vigente e boas práticas de projeto e implementação. Como sites de missão crítica, os data centers devem ter uma infraestrutura projetada, planejada e instalada de forma otimizada.

Conhecimentos obrigatórios:

Conceitos de redes de computadores, operações de missão crítica, frequência (largura de banda) e taxa de transmissão em redes e potência elétrica (ativa e aparente).

Conhecimentos desejáveis:

Conceitos sobre instalações elétricas, termodinâmica, infraestrutura para telecomunicações e redes, segurança e contenção de incêndio.


Sci-Fi: Sistema de Controle Inteligente para Rede Sem Fio

Instrutores: Luiz Claúdio Schara, Helga Dolorico Balbi e Cosme Corrêa

As redes sem fio evoluíram do padrão de poucos hotspots para redes com cobertura completa das instituições. Com isso, a instalação, gerenciamento e manutenção tornou-se uma tarefa complexa. Normalmente, as instalações corporativas requerem redes com controlador. Essas são, na maioria das vezes, construídas com hardware proprietários e sem compatibilidade entre fabricantes. O Sci-Fi é um controlador de software de código aberto, capaz de criar tais redes usando hardware de baixo custo. Isso permite a instalação de redes corporativas em instituições que não teriam essa possibilidade, devido aos custos da solução proprietária.

Conhecimentos obrigatórios:

Conhecimentos básicos de redes de computadores, protocolos TCP/IP e redes sem fio.

Conhecimentos desejáveis:

Não são necessários outros conhecimentos.


Desenvolvimento de Software Seguro

Instrutores: Alan Santos, Marco Constantino e Rafael Rosa

Com o intuito de apoiar profissionais que atuam como desenvolvedores ou que desempenham atividades de programação, o curso visa capacitar o aluno nas técnicas e melhores práticas de desenvolvimento seguro e na implementação do chamado Ciclo de Desenvolvimento Seguro (SSDL). As vulnerabilidades apresentadas não serão dependentes de linguagem, contudo, serão utilizadas as C/C++, JAVA e PHP, comumente empregada por desenvolvedores, a fim de exemplificá-las. Ademais, haverá atividades práticas, em que o aluno analisará trechos de código em busca de vulnerabilidades, para propor correções. Ele também será treinado a identificar vulnerabilidades em um sistema em execução e explorá-las.

Conhecimentos obrigatórios:

Lógica de Programação, com conhecimento de SQL e ao menos uma linguagem de programação estruturada e/ou orientada a objetos.

Conhecimentos desejáveis:

Segurança da Informação.


Políticas de Segurança da Informação em Foco

Instrutores: Edison Fontes e Carla Freitas

O curso possibilita o aluno desenvolver os regulamentos de segurança da informação necessários ao planejamento, construção, implantação e manutenção de uma política de segurança da informação. Esse conjunto de regulamentos formados por diretrizes, normas e procedimentos, forma a Política de Segurança da Informação da Organização. O módulo em questão aprofundará e aplicará os conhecimentos adquiridos no curso “GTI8 - Gestão da Segurança da Informação”, na sua sessão 4, onde são apresentados os conceitos iniciais sobre Políticas de Segurança.

Conhecimentos obrigatórios:

Conhecimento intermediário em segurança da informação, domínio da Norma ISO/IEC 27002 e conhecimento básico em estrutura de regulamentos da sua organização.

Conhecimentos desejáveis:

Experiência como Gestor de Segurança da Informação.


COBIT5 - Fundamentos

Instrutores: Edson Kowask e Fabio Barros

O curso apresenta a necessidade e a importância de um framework de governança de TI, a estrutura do COBI5 e como este colabora fornecendo o conceito mais atual em governança de TI. Ademais, explica os elementos e os materiais de suporte do framework do COBIT5, usando uma abordagem lógica e conduzida por exemplos, para todos os participantes obterem o conhecimento no nível “Foundation” do COBIT5.

Conhecimentos obrigatórios:

Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios para o curso.

Conhecimentos desejáveis:

Planejamento estratégico, do ambiente de TI ou outro equivalente.


Engenharia de Fibras Ópticas

Instrutor: Joaquim Fanton

Visa fornecer conhecimentos básicos e noções de engenharia de redes ópticas. Ao final do curso o aluno terá aprendido: noções básicas de grandezas e unidades usualmente utilizadas em sistemas de transmissão; como ocorre a transmissão óptica; a nomenclatura adotada para designar cabos ópticos; como são feitas emendas e terminações de fibras ópticas; noções fundamentais de planejamento e projeto; como precificar obras e serviços de redes ópticas; o que é certo e o que é errado em redes aéreas e subterrâneas; o que é certo e o que é errado em redes internas e data centers; como e por que proteger eletricamente uma rede óptica; como aceitar redes ópticas; Como manter redes ópticas; como auditar redes ópticas; saberá ainda como realizar uma boa fusão; como inspecionar e como limpar um conector óptico em campo; como realizar testes em fibras ópticas, utilizando Power Meter e OTDR.

Conhecimentos obrigatórios:

Noção geral de redes de computadores, afinidade com atividades técnicas.

Conhecimentos desejáveis:

Noção do que é dB, atenuação, sinal, banda de passagem, espectro. Saber ler e interpretar uma equação matemática de segundo grau.