RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade no MHTML

Alerta do CAIS 20110202

[RNP, 02.02.2011-, revisão 01]


o CAIS está repassando o alerta divulgado pela Microsoft intitulado "Vulnerability in MHTML Could Allow Information Disclosure", relacionado a uma vulnerabilidade no MHTML (MIME Encapsulation of Aggregate HTML).

A vulnerabilidade afeta todas as versões do Microsoft Windows, ela permite que um atacante, através de códigos maliciosos colocados em sites, colete informações do usuário e instale programas maliciosos sem seu conhecimento, caso o usuário acesse tais sites.

A Microsoft tomou conhecimento da publicação de códigos de teste, conhecidos como provas de conceito (PoC), que exploram a vulnerabilidade na forma como o Internet Explorer manipula documentos no formato MHTML. Ainda não se tem conhecimento da exploração desta vulnerabilidade em larga escala.

Correções disponíveis:

Não existe atualização disponível para correção desta vulnerabilidade, dessa forma a Microsoft recomenda que medidas alternativas sejam aplicadas. Visando automatizar e facilitar o processo de mitigação a Microsoft disponibilizou em seu site uma ferramenta que implementa pequenas alterações no sistema operacional visando contornar o problema.

A ferramenta para mitigação do problema pode ser baixada a partir do endereço:


  • Microsoft Security Advisory: Vulnerability in MHTML could allow information disclosure Microsoft Update

Mais informações

O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

Os Alertas do CAIS também são oferecidos no formato RSS/RDF e no Twitter:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml
Siga @cais_rnp.



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais