RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade em Microsoft Internet Information Services (IIS)

Microsoft Security Advisory 971492

[CAIS, 20.05.2009-12:11, revisão 01]


O CAIS está repassando o boletim da Microsoft, intitulado "Vulnerability in Internet Information Services Could Allow Elevation of Privilege
(971492)", que trata de uma vulnerabilidade moderada nas versões 5.0, 5.1 e 6.0 do servidor Web Microsoft Internet Information Services (IIS).

Web-based Distributed Authoring and Versioning, ou simplesmente WebDAV, é uma extensão do protocolo HTTP que permite que usuários editem e gerenciem arquivos colaborativamente em servidores Web. Foi descoberta uma vulnerabilidade na maneira como a extensão WebDAV do IIS trata requisições do protocolo HTTP.

Esta vulnerabilidade permite a elevação de privilégios. Um atacante pode criar requisições HTTP anônimas que explorem esta vulnerabilidade. Não há relatos de exploração desta vulnerabilidade no momento.

Este boletim de segurança foi divulgado fora do ciclo mensal de boletins de segurança, por esta razão o CAIS recomenda a aplicação imediata da
correção.
 
 
Sistemas Afetados

  • Microsoft Internet Information Services 5.0
  • Microsoft Internet Information Services 5.1
  • Microsoft Internet Information Services 6.0
 
 
Correções Disponíveis

Recomenda-se atualizar os sistemas para as versões disponíveis em:

Caso não seja possível realizar a atualização é possível mitigar esta vulnerabilidade simplesmente desabilitando WebDAV no sistema afetado.

  • IIS 5.0 e 5.1: WebDAV pode ser desabilitado conforme descrito em:

    Help and Support - How to disable WebDAV for IIS 5.x

  • IIS 6.0: WebDAV pode ser desabilitado pelo MMC, no snap-in "IIS Manager". Em "Web Service Extensions" selecionar "Prohibit" para o item "WebDAV".
Para mais informações por favor consulte a seção "General Information", "Suggested Actions", "Workarounds" do boletim original da Microsoft.
 
 
Mais Informações


 
Identificador CVE (http://cve.mitre.org): CVE-2009-1535

Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais