RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade de execução remota de código no Horde help viewer

Secunia SA19485

[CAIS, 12.04.2006-16:21, revisão 01]


O CAIS está repassando o alerta da secunia, intitulado "Horde Help Viewer Unspecified Code Execution Vulnerability", que trata de uma vulnerabilidade no software em PHP Horde.

O Horde consiste em um framework, utilizado por diversas aplicações web, que inclui um software de Webmail (IMP), um gerenciador de contatos (Turba), um gerenciador de calendário (Kronolith) entre outros. O IMP, em especial, é um software de Webmail bastante utilizado, pela quantidade de recursos que ele oferece.

A vulnerabilidade reside em um componente utilizado para visualizar a ajuda do programa, chamado de help viewer. Através de uma URL especialmente formatada, um atacante pode rodar comandos arbitrários no servidor de paginas, utilizando os direitos do usuário do servidor de paginas WWW instalado na maquina (usualmente como usuário apache).


Sistemas afetados:

  • Horde 3.0 versões inferiores a 3.0.10
  • Horde 3.1 versões inferiores a 3.1.1

Correções disponíveis:

Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:


Mais informações:


Identificador CVE (http://cve.mitre.org): CVE-2006-1491


O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais