RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade de execução remota de código no SpamAssassin (Q-217)

CIAC BULLETIN Q-217

[CAIS, 07.06.2006-13:51, revisão 01]


O CAIS está repassando o alerta da CIAC, intitulado "CIAC BULLETIN Q-217 SpamAssassin Security Update", que trata de uma vulnerabilidade de execução remota de código no software SpamAssassin.

O SpamAssassin é um filtro de SPAM open-source largamente utilizado em servidores de correio eletrônico. A vulnerabilidade existe no sistema de autenticação do daemon spamd, componente do SpamAssassin, quando o mesmo é configurado de uma forma especifica, conforme visto abaixo.

Para ser vulnerável, o sistema deve estar utilizando o suporte a vpopmail, através do parâmetro "-v" / "--vpopmail" aliado ao parâmetro "-P" / "--paranoid". Além disso, a porta de acesso ao spamd deve estar disponível para acesso do atacante.


Sistemas afetados:

  • SpamAssassin versões anteriores a 3.1.3
  • SpamAssassin versões anteriores a 3.0.6

Correções disponíveis:

Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:

Os endereços fornecidos correspondem ao mirror do software na unicamp. Caso seja conveniente para o administrador, outros mirrors podem ser usados para obter a versão atualizada.


Mitigação do ataque:

  • O ataque pode ser mitigado removendo-se a opção "-P" / "--paranoid" da inicialização do spamd ou pela restrição de acesso à porta TCP do mesmo, utilizando a opção "-A" / "--allowed-ips" do próprio spamd, ou qualquer outro mecanismo de restrição de acesso externo, como filtros de pacote.

Mais informações:


Identificador CVE (http://cve.mitre.org): CVE-2006-2447


O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais