RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

ORDB sai de operação

Alerta do CAIS 20061219

[CAIS, 19.12.2006-17:54, revisão 01]


O CAIS informa que o Open Relay Database (ORDB), um banco de dados que armazenava os endereços IP de hosts verificados como Open Relay, saiu de operação em 18 de Dezembro de 2006.

O site da organização (www.ordb.org) será descontinuado até 31 de Dezembro de 2006. Assim, o CAIS recomenda aos administradores que fazem uso deste serviço que se informem sobre como remover a consulta a este RBL (Realtime Blackhole List) o mais breve possível.

A seção FAQ (Frequently Asked Questions) do site do ORDB conta com informações sobre como é a integração do RBL com diversos sistemas, e a forma correta de desativá-la. O URL citado está disponível na seção "Mais informações" deste alerta.

Servidores de e-mail Open Relay:
Um servidor de e-mail Open Relay processa e-mails sem checar se o remetente ou o destinatário são endereços de usuários locais. Nesta configuração, o servidor irá permitir o envio indiscriminado de e-mails, podendo ser utilizado para o envio de spams.


Mais informações:


O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as ultimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais