RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Atualizacao sobre alerta "Vulnerabilidade no Pre-processador Back Orifice do Snort"

Alerta do CAIS 27102005

[CAIS, 27.10.2005-14:43, revisão 01]


O CAIS divulgou, em 19/10/2005, um alerta intitulado "Vulnerabilidade no Pré-processador Back Orifice do Snort", que tratava de uma vulnerabilidade no pré-processador "bo" (Back Orifice) do Snort. Esta vulnerabilidade foi considerada grave pelo CAIS, visto que permitia a execução remota de código e comprometimento completo do sistema afetado.

A gravidade desta vulnerabilidade aumenta com a divulgação, nesta semana, de um exploit (código malicioso) capaz de explorar esta falha. Este exploit pode permitir o ataque a sistemas vulneráveis ou até mesmo contribuir com o surgimento de um worm capaz de infectar sistemas com Snort desatualizado.

Assim, gostaríamos de reforçar a necessidade de atualização dos sistemas afetados ou a mitigação do problema, desabilitando-se o pré-processador "bo". Outra medida que pode ser adotada é a utilização de uma assinatura criada para o proprio Snort, capaz de reconhecer tentativas de ataque contra esta vulnerabilidade. Veja a sessão "Mais informações - [1] e [2]" para referências sobre esta assinatura.

Sistemas afetados:

  • Snort 2.4.0
  • Snort 2.4.1
  • Snort 2.4.2
  • Sensores de Intrusão Sourcefire
  • Quaisquer outros produtos que implementem Snort ou seus componentes podem ser afetados.

Correções disponíiveis:

Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:

Mais informações:

O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais