RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

Vulnerabilidade no Pré-processador Back Orifice do Snort

ISS Security Brief

[CAIS, 19.10.2005-10:39, revisão 01]


O CAIS está repassando o alerta da ISS, intitulado "Snort Back Orifice Parsing Remote Code Execution", que trata de uma vulnerabilidade no pré-processador "bo" (Back Orifice) do Snort.

Snort é um network intrusion detection system (IDS) open-source amplamente utilizado. Pré-processadores são plugins modulares que extendem as funcionalidades do Snort ao operar sobre os pacotes antes que o mecanismo de detecção seja executado. Este pré-processador em específico ("bo") decodifica pacotes para determinar se eles contêm mensagens de ping do Back Orifice.

A vulnerabilidade está no código de detecção do ping, que não limita adequadamente a quantidade de dados que é lida do pacote para um buffer de tamanho fixo. Qualquer pacote UDP, mesmo que não tenha origem ou destino na porta do Back Orifice (31337/UDP), é processado, causando um potencial buffer overflow. Esta vulnerabilidade pode ser explorada por um atacante para executar código remoto arbitrário no sensor Snort vulnerável quando este pré-processador está habilitado, permitindo o comprometimento completo do mesmo.

Sistemas afetados:

  • Snort 2.4.0
  • Snort 2.4.1
  • Snort 2.4.2
  • Sensores de Intrusão Sourcefire
  • Quaisquer outros produtos que implementem Snort ou seus componentes podem ser afetados.

Correções disponíveis:

Recomenda-se fazer a atualização para as versões disponíveis em:

Caso não seja possível realizar o upgrade imediato de versão é possível mitigar o problema facilmente, desabilitando o pré-processador Back Orifice:

  • localize e abra o arquivo de configuracao do Snort (tipicamente /etc/snort.conf em sistemas GNU/Linux e UNIX)
  • localize a linha com a cadeia de caracteres "preprocessor bo" e comente-a, adicionando um caractere "#" ao início da linha:
    #preprocessor bo
  • Reinicie o Snort

Mais informações:

O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais