RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

CAIS-ALR-11102001

Alterações necessárias para o Horário de Verão 2001/2002

[CAIS, 11.10.2001, revisão 01]


Como foi devidamente anunciado pelo CAIS no alerta cais-ALR-03102001, o início do horário de verão será no próximo dia 14 de outubro de 2001. Com isto, algumas configurações nos sistemas se fazem necessárias. A idéia básica é que o sistema reflita as mudanças no fuso horário (zoneinfo), para tal bastará que sejam atualizados os relógios locais (localtime) das máquinas.

Deve-se tomar especial cuidado com os servidores NTP. Se o servidor NTP detectar uma diferença maior que 20 minutos entre o horário local da máquina (localtime) e o horário registrado pelo servidor NTP, o serviço sairá do ar. Assim, nos servidores NTP deve-se desligar o serviço, atualizar o localtime e então, reinicializar o serviço. Após esta operação, é comum demorar alguns minutos até o servidor aceitar novos acessos.

A seguir é descrito o procedimento de atualização do localtime em sistemas FreeBSD, GNU/Linux, Solaris, AIX e Windows, bem como em alguns equipamentos Cisco que usem o IOS. Antes de prosseguir com estes procedimentos é preciso que se saiba de antemão o timezone da sua região.

DICA! Quem não souber qual o timezone da sua região deve consultar o site do Observatório Nacional (www.on.br), no link "Serviço da Hora" pode ser encontrada uma tabela com informações pertinentes.

IOS-Cisco

Nos arquivos de configuração dos roteadores Cisco será preciso incluir (ou atualizar) as seguintes linhas:

clock timezone GMT-3 -3
clock summer-time GMT-2 date Oct 14 2001 0:00 Feb 17 2002 0:00

OBS! Os logs gerados pelo Cisco passarão a informar a hora como GMT-2 que é a nova timezone.

GNU/Linux

Usuários GNU/Linux devem seguir o seguinte procedimento:

1. Verificar a existência do arquivo '/etc/localtimé e se este arquivo é um link para outro.

DICA! Não é recomendado possuir o arquivo /etc/localtime com link para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, pois sistemas em que o diretório /usr não estiver acessível (não tiver sido montado, por exemplo) no momento de inicialização da máquina, as informações contidas no localtime não serão carregadas.

2. Verificar se no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil existe algum arquivo NÃO BINÁRIO que contenha informações relativas a outros horários de verão
(DICA!: comumente arquivo de extensão .zic)

a) Se não existir nenhum arquivo com tais informações, deverá ser criado um novo arquivo, de noméverao.2001.zic' por exemplo, e inserir as seguintes linhas.

Rule Brazil 2001 max – Oct Sun>=14 00:00 1 D
Rule Brazil 2002 max – Feb Sun>=17 00:00 0 S
Zone Brazil/East -3:00 Brazil E%sT

b) Se existir arquivo com informações de horário de verão de outros anos bastará inserir as linhas acima.

As duas primeiras linhas acima dizem quando se inicia o horário de verão, quando termina, e qual a ação a ser tomada. Lembre-se que no inicio do horário de verão, deve ser adicionada uma hora.

A última linha diz qual o arquivo que será gerado pelo comando zic, no exemplo será o arquivo 'East' (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, no caso de São Paulo é -3.

3. Após ter-se o arquivo 'verao.2001.zic' em mãos, deve-se executar o comando 'zic', tal como segue:

# zic verao.2001.zic

No caso particular, este comando atualizará o arquivo East.

4. Por último, se o arquivo /etc/localtime não for um link para este arquivo deve-se copiar o arquivo East para /etc/localtime
# cp East /etc/localtime

FreeBSD

Usuários do sistema FreeBSD devem proceder da mesma forma que usuários GNU/Linux. A única diferença é que o diretório onde deverá ser criado o arquivo verao.2001.zic será o /usr/share/zoneinfo. Como foi dito, as linhas a serem incluídas neste arquivo são:

Rule Brazil 2001 max – Oct Sun>=14 00:00 1 D
Rule Brazil 2002 max – Feb Sun>=17 00:00 0 S
Zone hv2001 -3:00 Brazil E%sT

No exemplo acima, o noméhv2001' representa o arquivo que será criado ao executar o comando 'zic verao.2001.zic', o qual conterá as informações do horário de verão. Este novo arquivo deverá ser copiado para /etc/localtime, lembrando que será preciso fazer uma cópia do arquivo /etc/localtime antes de sobrescrevê-lo.

Solaris

Usuários de Solaris devem seguir o seguinte procedimento:

1. Verificar o zoneinfo respectivo. O arquivo /etc/TIMEZONE contém as informações relativas a qual arquivo será consultado para verificar o zoneinfo.
# more /etc/TIMEZONE
TZ=Brazil/East

No exemplo acima, deverá ser consultado o arquivo East, no diretório Brazil. Por default, este diretório devera' encontrar-se em /usr/share/lib/zoneinfo.

2. Verificar se no diretório /usr/share/lib/zoneinfo existe algum arquivo NÃO BINÁRIO que contenha informação relativa a outros horários de verão
(DICA!: comumente arquivo de extensão .zic)

a) Se não existir nenhum arquivo com tais informações, deverá ser criado um novo arquivo, de nomébrazil.zic' por exemplo, e inserir as seguintes linhas:

Rule Brazil 2001 max – Oct Sun>=14 00:00 1 D
Rule Brazil 2002 max – Feb Sun>=17 00:00 0 S
Zone Brazil/East -3:00 Brazil E%sT

b) Se existir arquivo com informações de horário de verão de outros anos bastará inserir as linhas acima.

As duas primeiras linhas acima dizem quando se inicia o horário de verão, quando termina, e qual a ação a ser tomada. Lembre-se que no início do horário de verão, deve ser adicionada uma hora.

A última linha diz qual o arquivo que será gerado pelo comando zic, no exemplo será o arquivo 'East' (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, no caso de São Paulo é -3.

No exemplo, que segue existe um diretório Brazil dentro de /usr/share/lib/zoneinfo que contém um arquivo brazil.zic que deve ser atualizado com as linhas acima mencionadas.

3. Deve-se então gerar o novo arquivo (em formato binário) como segue:
# zic brazil.zic

Este comando irá gerar automaticamente o arquivo East como foi indicado no arquivo /etc/TIMEZONE. Como esperado, o novo arquivo East conterá as informações relativas ao zoneinfo.

4. Outra linha que deve estar presente no arquivo é a seguinte:

Zone Brazil/East -3:00 Brazil E%sT

Esta linha diz qual o arquivo que será gerado pelo comando zic, no caso o arquivo é o East (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa o timezone da região, por exemplo, São Paulo é -3.

OBS: Tem sido observado em sistemas Solaris que o daemon que escalona processos (cron) deixa de executar tarefas após as alterações citadas em decorrência do horário de verão. Para tanto, será preciso reinicializar o daemon após a entrada do horário de verão.

AIX

Usuários de AIX devem alterar o arquivo /etc/environment colocando a diretiva:

2001: TZ=GRNLNDST3GRNLNDDT,M10.2.0/00:00:00,M2.3.0/00:00:00

Isto indica que o horário de verão se inicia às 00:00 do segundo domingo do mês 10 (14 de outubro) e finaliza às 00:00 do terceiro domingo do mês 2 (17 de fevereiro).

Windows

Para sistemas Windows 9*/NT/2000, recomenda-se o uso do utilitário TZEDIT (tzedit.exe), incluído no CD do Resource Kit que acompanha na distribuição do sistema. Não existe URL oficial para fazer download deste programa no site da Microsoft, mas ele pode ser facilmente encontrado na Internet, lembrando que neste último caso NÃO existe garantia na integridade do programa.

Ao ser executado este utilitário deverá ser indicado que o horário de verão inicia-se às 00:00 do segundo domingo do mês de outubro de 2001 e finaliza às 00:00 do terceiro domingo do mês de fevereiro de 2002.

O CAIS encontra-se à disposição para esclarecimentos.



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais