RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
 
Segurança de redes 
 

CAIS-ALR-16111999

Recentes vulnerabilidades no Bind

[CAIS, 16.11.1999, revisão 01]


Nesta última semana, o ISC (Internet Software Consortium) reportou através do seguinte alerta:
http://www.isc.org/products/BIND/bind-security-19991108.html seis diferentes vulnerabilidades encontradas no Bind, um dos mais conhecidos e utilizados servidores de nomes, distribuidos por eles.

De todas as vulnerabilidades apontadas, uma em particular (bug nos registros NXT) é bastante crítica, pois pode ser explorada remotamente para obter acesso com privilégios do usuário do daemon "named", que comumente é o usuário root. Se exploradas quaisquer das outras cinco vulnerabilidades, podem ser lançados ataques do tipo denial-of-service aos servidores de nomes, degradando a sua performance ou até mesmo provocando o crash do mesmo.

O alerta do ISC tambem inclui uma tabela resumindo quais versões do Bind são suscetíveis às vulnerabilidades apontadas. De modo geral, a versao do Bind 8.2.2 patchlevel 3 corrige os problemas acima descritos, no entanto, o CAIS recomenda fazer a atualização para a versão 8.2.2 patchlevel 5, recentemente disponibilizada pela ISC que, além destas vulnerabilidades, corrige alguns outros bugs não diretamente relacionados a seguranca.

Finalmente, o CAIS lembra os administradores que alguns sistemas (como Linux RedHat, IBM AIX, etc) incluem nas suas distribuições versões de Bind vulneráveis, portanto, aconselha-se consultar a lista de sistemas que incluem versões vulneráveis divulgada pelo CERT:
http://www.cert.org/advisories/CA-1999-14.html



Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança

Consulta em alertas

 


Contato com o Cais:

+55 (19) 3787-3300
+55 (19) 3787-3301

cais@cais.rnp.br


Chave PGP pública do Cais